29.12.06

Se futebol é religião, está certo lucrar com isso?

Vi um outdoor hoje duas vezes, com o símbolo do Atlético (aquele galo inflável, de braços cruzados) e a frase: "Pague seu boleto e mostre quem tem a maior torcida".

Complicado. Os atleticanos, sem títulos pra concorrer com os cruzeirenses, há muitos anos sofriam com gozações que só iam se acumulando e se apegavam ao conceito de "massa", de "maior torcida do estado", pra se defenderem.

Veio o título da segunda divisão em 2006, com os recordes de público (o último, pra superar o São Paulo, foi feio, porque comprovaram que foi forjado, e o maior público do ano das três séries, como alardearam, não é do Atlético-MG), e então ressuscitaram essa "massa", imortalizaram a camisa 12 (ótima iniciativa de Marketing), começaram a vender DVDS da "saga" (ótima iniciativa de Marketing), camisas mais baratas (excelente iniciativa de Marketing).

Mas aí exageraram na dose. Primeiro pensaram em fazer uma segunda estrela na camisa, alusiva ao título da segunda divisão. Pegou mal. Imagina se eles ganham mais um da primeira divisão, como fariam depois? Tirariam a segunda, por vergonha, e continuariam com 2? Ou colocariam a terceira e tratariam as três da mesma forma, o que é absurdo? Bom, aboliram esta idéia, em nome do bom senso.

Só que saiu uma pesquisa do Ibope este ano mostrando que não só a torcida do Cruzeiro é imensamente superior à do Atlético-MG (26 a 16%, acho), como no interior a "massa" é a terceira torcida, perdendo para a do Flamengo.

E agora pedem dinheiro em outdoor, como os caras da Igreja Universal, como uma forma de "provar" que a torcida é maior que a outra. Quer dizer: se eu der dinheiro pro Atlético, minha torcida será maior. Associação perigosa, pode funcionar entre os menos esclarecidos, mas não sei se é muito ética. Conheço e respeito demais o pessoal de Marketing do Atlético, não sei de onde veio esta idéia, mas não é bonita não...

[]s e Feliz 2007!

Nenhum comentário: