22.12.06

Ciência x Ficção

Desculpa, eu já me despedi pro Natal, mas acabei de ler esta e, fora todo o apelo emocional, é muito legal do ponto de vista científico - a capacidade do organismo humano que ainda é desconhecida - e também do ponto de vista sociológico, de diferenças entre culturas. Explico melhor:

Como foi com um japonês, os caras estão tentando explicar com a ciência, como o cara pode hibernar no gelo durante 3 semanas, assim como os ursos. Se fosse no Brasil, o cara dava uma entrevista no Jornal Nacional dizendo "Nasci de novo, graças a Deus, que me iluminou, com muita fé! Agora eu tenho duas datas de aniversário, hoje e o dia que eu nasci" (Caco Antibes delira com isso).


Japonês sobrevive em montanha reproduzindo estado de hibernação


RIO - Um homem que havia se perdido em região montanhosa do Oeste do Japão sobreviveu durante mais de três semanas ao entrar em um estado similiar ao da hibernação dos ursos, disseram médicos nesta sexta-feira, de acordo com informações da agência Kyodo.

Quando foi encontrado no monte Rokko, Mitsutaka Uchikoshi praticamente não apresentava sinais de pulsação, o funcionamento dos órgãos estava em nível baixo e a temperatura do corpo era de 22 graus Celsius.

"No segundo dia, não havia sol. Eu estava em um campo e me senti bastante confortável. Esta foi minha última lembrança - disse Uchikoshi, de 35 anos, após voltar para casa. "Eu devo ter dormido depois disso", acrescentou.

O médico de Uchikoshi disse que o paciente passou por um incomum estado similar à hibernação:

"Ele caiu em um estado em que muitos dos seus órgãos reduziram o ritmo, mas seu cérebro foi protegido. Acredito que sua capacidade cerebral foi recuperada totalmente".

A equipe médica que atendeu o japonês disse ainda desconhecer como Uchikoshi sobreviveu. Nos animais, como esquilos e ursos, a hibernação reduz a quantidade de oxigênio que as células necessitam para sobreviver, protegendo de danos no cérebro e outros órgãos.

Nenhum comentário: