14.12.06

Bodas de Prata - Flamengo Campeão do Mundo

Não, este post não é pra criar aquelas discussões intermináveis no futebol, principalmente pelo fato de eu ser flamenguista e estar em Minas Gerais, em um período em que a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro está em alta pelo título da Série B do Galo.

Também não gosto de saudosismo, essa história de "primeiro campeão brasileiro", "campeão do gelo", etc, fica parecendo que não temos nada mais pra comemorar, e só nos resta lembrar do passado. Bom, eu não tenho ilusões quanto a isso: O Mengão NUNCA mais vai ser o da década de 80. Não fica nem 2 anos sem ganhar um título, ganhou a Copa do Brasil este ano, tá na Libertadores do ano que vem, mas NUNCA mais vai ser o Flamengo de Zico, Júnior, Leandro, Andrade e companhia.

Então, feito todo este preâmbulo pra não aparecerem comentários de briguinha de rede alterosa, aí embaixo tem um link pra um slideshow de O Globo com fotos desta conquista inesquecível pra todos os rubro-negros, um show de bola que mostrou para todo o mundo que o futebol do Brasil estava mais forte que nunca, desde Pelé e a seleção de 70. Uma amostra do que viria (não veio o título, mas a seleção também é inesquecível) no ano seguinte, na Copa de 1982 na Espanha.

1980, 1982, 1983 - Flamengo campeão brasileiro 3 vezes em 4 anos. 1981 - Flamengo campeão da Libertadores. 13/12/1981, Tóquio, Flamengo 3 x 0 Liverpool. Um time que definitivamente NÃO TINHA ADVERSÁRIO no mundo.

Este Flamengo da década de 80, que gerou a maior torcida do Brasil, mais de 30 milhões de torcedores hoje, mesmo com a ruindade dos últimos anos. Que me fazia esperar até tarde pra ver o jogo (esse do Mundial foi à meia-noite, eu ficava com uma bacia de água na frente, pra molhar o rosto e não dormir) e fez, desde criança, dizer que quando tivesse um filho, colocaria o nome de Artur por causa do Zico - o Artur tem hoje 8 anos, depois veio o Gustavo (por causa do Guga Kuerten :-).



Raul, Leandro, Marinho (Figueiredo), Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!

Clique aqui para as imagens históricas

Nenhum comentário: