24.6.08

Aécio Neves: O dono da voz

Aqui a imprensa não pode criticar o governo. Então vamos ver lá fora o que falam de Minas. Este vídeo está circulando no YouTube com entrevistas, reportagens em jornais famosos, como o Le Monde, e dá uma pequena idéia do que se passa aqui.

Por mais que tentem desmentir, parece que é verdade. Eu mesmo, Tales, já ouvi de um aluno que trabalhava no Estado de Minas que a Andréa Neves está sempre presente na redação fiscalizando a pauta. Também tenho amigos que trabalham em outros veículos que me contam como são as relações com Andréa Neves (quem de fato manda, censura e é dona até de rádio aqui em BH). Muita gente em BH morre de medo dela.

Vejam, por exemplo, a Rádio Jovem Pan BH. Procurando no registro.br por jovempanbh.com.br, encontramos a razão social Rádio Arco-Íris, com o CNPJ 022.731.210/0001-92. Essa razão social pertencia a uma rádio de Betim, adquirida por Andréa Neves (clique aqui e confira rádios suspeitas comandadas por políticos do PSDB/PMDB/PV, da base de sustentação do governo estadual), irmã do governador, que mistura nebulosamente negócios privados de comunicação com a coordenação da comunicação do governo.

"A antiga rádio Arco-Íris, que funcionava no bairro Guarujá, em Betim, antes nas mãos de políticos betinenses, foi vendida já há algum tempo e hoje funciona com a concessão alugada para a rádio Jovem Pan FM 99,1 MHZ. A dona da concessão, entretanto, é a irmã do governador Aécio Neves, Andréa Neves e outra parente; nome da entidade: Rádio Arco-Íris ltda.; cidade: Betim; TS: FM Canal: 256; sócios: (D) Andréa Neves da Cunha e Inês Maria Neves Faria."

Infelizmente a chance dessa ditadura ser desmascarada é zero, porque, inteligentes como são, os Neves controlam a notícia na fonte. Ou é verdade ou existe um complô mundial contra o nosso bondoso governador.



O grande Hagi chamou a atenção para o vídeo abaixo, que tenta desmentir e desqualificar o vídeo acima. Veja e tire suas conclusões. As minhas estão a seguir.



Em primeiro lugar, tentam dizer que saem sim notícias ruins sobre o governo. Ridículo. As notícias 'ruins' são sempre atribuídas a outros: "Assembléia faz isso", "servidores fazem aquilo", ou afirmações genéricas, como "devastação cresce". Mas as positivas são sempre "Governo faz isso", "Aécio faz aquilo". Simples assim

Não justificam o fato de publicarem um anúncio sobre o déficit zero no mesmo dia que o Jornal Nacional anunciou pomposamente o fato. Apenas dizem que "se o governo federal fizesse o mesmo, ninguém ia falar". Isso é justificativa? Dia 23/06 último foi divulgado um índice muito importante para o Brasil, a grande redução da desigualdade entre ricos e pobres. (CORREÇÃO graças à Bia): notícia muito mais relevante, mas não mereceu destaque no Jornal Nacional na mesma proporção que o 'déficit zero' em Minas...

Mas tem coisa absurda neste vídeo de acusação: não discuto os valores, mas o gráfico foi forçado demais. A conversão para dólar também é muito forçada. Sobre os gastos com publicidade e comunicação, o grande problema que todo mundo protesta contra este governo é que ele não precisa de tanta publicidade, já que a imprensa se encarrega disso, ou seja, a publicidade vem travestida de informação.

Sobre os desmentidos, é no mínimo curioso que alguém faça graves alternativas e depois diga "não foi bem assim"... o que será que falaram ou fizeram a estes jornalistas para se arrependerem do que disseram e mudarem de idéia tão radicalmente? Será que, se não fizessem isso, conseguiriam emprego em algum lugar do Brasil? :-)

Por que não falaram que a matéria sobre Aécio no Le Monde foi crítica, com fatos positivos e negativos, mas apenas divulgaram que "Aécio é internacional, tem charme e espontaneidade"?

Sobre os 'jornais' de Minas, basta dizer que o Estado de Minas, do grupo Diários Associados, é um grupo conservador e ligado às oligarquias em todo o Brasil, não só em Minas. O dono de "O Tempo" é Vitório Medioli, deputado pelo... PSDB, o partido do governador... e aí?

Arthur Schopenhauer, em seu livro "A Arte de ter razão" coloca como uma das estratégias para ganher um debate tentar desqualificar um ou alguns dos argumentos do oponente e depois, sem nenhuma comprovação, generalizar dizendo que ele está errado em tudo.

Parece ter sido o que aconteceu aí. De fato, só falaram que os jornalistas desmentiram a si mesmos depois (de novo: por quê?) e que os números de publicidade foram manipulados (foram mesmo). Mas não falaram sobre a matéria do déficit zero no mesmo dia da reportagem, sobre as notícias positivas que estão sempre com o nome e a foto do governador, enquanto as negativas são sempre atribuídas a servidores e órgãos públicos, sobre os depoimentos de vários jornalistas sobre a censura.

E colocam que a notícia saiu no site do PT, demorando um tempinho no símbolo do PT, pra ficar bem gravado e achar que, pelo fato de ter sido divulgado em um site de partido de oposição é justificativa para desqualificar... tem que sair em algum lugar mesmo, já que nos jornais oficiais do estado nunca vai sair nada.

Suspeito, muito suspeito. De tudo isso, fica uma coisa altamente positiva: a Internet tem o poder de furar a censura. Só o fato de o governo ter tido o trabalho de fazer vídeos tentando desmentir os 'da oposição' já é uma grande vitória, e nos dá esperança de democracia de verdade aqui em Minas.

5 comentários:

Raphael Hagi disse...

Tabola,

Não gosto do Aécio, não sou partidário de nenhum de nossos "P*"... conheço pessoas da imprensa que comentam abertamente sobre o tema.

Mas veja também esse outro vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Gf091OBzxrM&watch_response

É tanta troca de acusações que fica confuso acreditar totalmente em qualquer uma das duas versões.

Mas discute isso aí no seu blog. gosto dos seus pontos de vista.

Anônimo disse...

Nossa, amor! Quantos posts novos!! Não consegui ver o vídeo aqui do trabalho, depois verei em casa..

Agora coloca um post aí em homenagem à Dona Ruth, vai...

Você é brilhante!!

Beijo

Anônimo disse...

More,

você está enganado.. Divulgaram sim a redução da desigualdade social no JN. Eu assisti.

Beijo

Raphael Hagi disse...

Fala Tabola,

Eu não tenho capacidade pra discernir como você porque não leio Estado de Minas e quase tão raramente assisto ao JN.

Lamentável mesmo é perceber que o problema de só pensar em si próprio é algo entranhado na cultura brasileira. É como no caso de alguém que comenta pensar em ser político para... também roubar. Não vejo solução para nossos problemas, sinceramente. Dá até medo de colocar um moleque no mundo. Hehehe.

Parabéns pelo seu blog Tabola.

Anônimo disse...

É o Brasil, caso Aecio ganhar.