Este semestre estou dando aula de "Gerência de Comunicação Mercadológica". Como de regra, o professor aprende com a disciplina e com os alunos, mais do que ensina. Isso é muito bom.
Ao falar a eles sobre a importância de se treinar e fazer os vendedores, representantes, distribuidores e agentes "vestirem a camisa" da empresa, porque, afinal de contas, são eles que representam a organização junto aos clientes, comecei a reparar nos efeitos negativos sobre as empresas que não se tocaram ainda sobre a importância desse aspecto.
Empresas como Telemar e Embratel/Claro, que terceirizam suas operações comerciais pra clientes menores através de agentes autorizados fazem um péssimo negócio. Aqui na Task recebo freqüentemente "agentes" Telemar/Oi e Embratel/Claro que não têm noção nenhuma do que estão vendendo. Um dia tive que dizer a um cara da Embratel/Claro pra voltar pro escritório, estudar um pouco e depois me procurar. É a imagem da empresa que fica manchada, ninguém vai se lembrar que o cara é da XYZ Telecom, Agente Autorizado.
Hoje, aqui no mural de recados do edifício onde está a Task, vi essa aberração: um "anúncio" de um corretor do Unicard-Unibanco convidando as pessoas a aderirem a uma dessas correntes que abomino, não sei quem acredita que vá ganhar dinheiro com isso, além do cara que as inventa. Mudaram o nome pra "marketing multinível", mas é a boa (boa?) e velha corrente, onde o primeiro ganha muito e os manés que vêm a seguir não ganham nada.
Aliás, por que será que toda picaretagem leva o nome de "inteligente" ou "marketing" pra passar credibilidade? É o "marketing pessoal", o "marketing multinível", a "inteligência emocional". Bom, mas o assunto não é esse.
Reparem, apesar da foto mal tirada (celular) o erro horroroso de ortografia no texto do sujeito ("Mais isto é só um exemplo"). Parece propaganda do Seu Crêisson ou das Organizações Tabajara, além da ortografia. Quem é que vai adquirir um produto, que por si só já parece uma furada, de um analfabeto desses? Só outro analfabeto como ele.
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