31.10.06

Firefox x IE - vamos falar de coisa útil

Há mil anos leio que o IE é o pior navegador, que é um lixo, que é um atentado à inteligência, etc, etc. Beleza, mas quem escreve isso são os caras tarados por tecnologia, mas na hora de colocar um leigo pra usar, o buraco é mais embaixo.

Depois do auê feito pelo lançamento do Firefox novo (incluindo o Macarronada), resolvi ter um pouco mais de paciência (já usei todo tipo de navegador alternativo e não durou uma semana) e apostar que agora vai.

Como eu não tenho tempo nem paciência pra instalar milhares de plugins que me falam em tempo real qual a temperatura em Botucatu, ou como está o trânsito em Nova Délhi, vou comparar só a navegação mesmo. Até agora, a única diferença positiva é a consciência limpa de não estar usando nada da Microsoft e portanto ficar livre de patrulhamento (já chega o que ouvi e li durante o período eleitoral). De melhor, até agora nada. Sei que é mais seguro, mas como uso firewall, tenho disciplina pra não acessar bobagens, não faz tanta diferença.

E de pior? Um monte de sites fica diferente, algumas coisas não funcionam. Já sei, a culpa não é do Firefox, é de quem desenvolve o site. Mas agora eu não sou mais um técnico, sou um usuário, tenho clientes e alunos e pra recomendar, só preciso que o troço funcione. Vou acessar o Banco Rural (www.rural.com.br) e o extrato por período não funciona. Vou acessar o Lance (www.lancenet.com.br) e as janelas com os blogs dos colunistas não funcionam.

O resultado é que eu uso o Firefox (vamos lá, eu consigo!) o dia todo, e na hora que eu tenho que acessar estes sites, me lembro antes - ou não - e chamo o IE.

E aí? Vamos listar o que não funciona, sem medo de pegar mal pro Firefox? Pelo menos serve pra sabermos quais os sites mal desenvolvidos.

1 - Extrato por período Banco Rural
2 - Pop-ups Blogs Lancenet.com.br
3 - 01/11/2006 - Menu principal da Gradiente (www.gradiente.com.br)
4 - 06/11/2006 - Controle pra buscar matérias no Estado de Minas (www.estaminas.com.br) - não funciona o botão OK nem o listbox "procurar na internet"
5 - 07/11/2006 - Os menus (espetáculos, shows, etc) tanto do www.agendabh.com.br quanto do www.guiabh.com.br

Nenhum comentário: