18.4.08

Patrimônio cultural sim! Mineração não!

Depois da revelação do lixo na órbita da Terra, temos um problema tão grave quanto ele, e aqui pertinho: passado algum tempo sem a mídia tocar no assunto, a devastação da Serra da Piedade está em ritmo acelerado.


O texto abaixo recebi do meu amigo Marco Antônio Avellar (meeeeeeestreeee!) que, por sua vez, recebeu do conhecido defensor da Serra da Piedade, Gustavo Gazzinelli.

Sr. Aécio, faça algo que preste: é ridículo espalhar propaganda pelo estado todo e ficar só na praia arrumando namorada, enquanto as mineradoras (provavelmente financiadoras de suas campanhas) devastam Minas Gerais com seu consentimento.

--------------------------------------------
BOLETIM – ABRIL 2008 - SOS Serra da Piedade

Amigos da Serra da Piedade,

É inacreditável!

Tão importante patrimônio de Minas Gerais está ameaçado, de novo!

A ganância pelo minério de ferro de Minas Gerais – lavado com a nossa mais preciosa e pura água não tem limites!

A Mineração Serra Azul (grupo Valadares Gontijo), possível sucessora da Brumafer Mineração Ltda, responsável pela descaracterização e exploração mineral da Serra da Piedade, quer "recuperar" a área degradada, minerando no perímetro de proteção ambiental e cultural da Serra da Piedade, definido pela Lei 15.178/04 e no tombamento estadual, registrado nos Livros de Tombo I (Inscrição XL), II (Inscrição XLV) e III (Inscrição LI).

Em recente reunião com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, representantes da empresa informaram que já existem articulações no Estado para viabilizar a atividade de mineração na Serra da Piedade.

Por isso, e dando continuidade ao esforço coletivo para dar o merecido amparo legal, político, institucional e governamental à proteção do conjunto paisagístico, natural e cultural da Serra da Piedade, enviaremos correspondência ao Governador Aécio Neves, nesta segunda-feira (dia 14/04/2008), e cópia do manifesto assinado no ano passado por 20.732 cidadãos solidários à proteção e promoção da Serra da Piedade.

Vamos ampliar a rede, multiplicar a informação e alertar a todos!

SERRA DA PIEDADE: PATRIMÔNIO CULTURAL SIM ! MINERAÇÃO NÃO!

Conferir mensagem completa e imagem do que já resultou a mineração junto ao maciço da Serra da Piedade, local de peregrinação, desde o século XVIII, situado a 50 quilômetros de Belo Horizonte. Ao fundo o pico, de 1750 metros de altitude.
--------------------------------------------

4 comentários:

Raphael Hagi disse...

Tabola, fiquei preocupado agora. Das vezes que fui até o local, não vi nenhuma devastação do tipo. é um lugar muito legal de visitar.

Anônimo disse...

Olá!
Tales Lacerda é seu nome,certo?!
Com certeza conheço você...trabalhei no ramo de tecnologia.
Mas onde mais posso buscar informações sobre este assunto abordado sobre mineração na Serra da Piedade?Há alguma fonte específica de pesquisas á qual vc recorre?Por favor gostaria de saber mais.
Obrigada,
Mel Maga / Analista de Sistemas

grupo amigos do vinho disse...

Leio a postagem do SOS Serra da Piedade referindo-se a investida do Grupo AVG em querer minerar na Serra da Piedade, sendo esta postagem do mês de abril/08.
Hoje, ao pesquisar o Site da ALMG, verificando as atuações da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, deparei com a Ata de um reunião acontecida no dia 03/12/08, onde o Diretor do grupo AVG, Ricardo Gontijo apresentou aos Deputados um projeto de recuperação da área degradada na Serra da Piedade, porém esse projeto é um "Canto das Sereias", serve apenas pra que essa mineradora possa continuar a destruição da Serra da Piedade.
É possível que hoje, 05/12/2008, por baixo dos panos já existam projetos de Lei revogando as Leis existente de proteção à Serra.
A situação vai ficar insustentável se não houver defesa da Serra.

Anônimo disse...

Parabéns pelo site Tales, gostei do contéudo da uma olhada nesse post que montei a respeito e si possível deixa um comentario lá: http://www.caetemh.com/caete/destruicao-da-serra-da-piedade-somos-contra/
Feliz Natal e tudo de bom de coração,
Abrs,
Michel