3.1.07

Marketing desastrado

Sou cliente do Banco do Brasil e acesso o internet banking praticamente todo dia. Banco bom pra mim é aquele em que você não precisa ir à agência.

Os bancos são quem mais investe em tecnologia em comércio eletrônico no Brasil. Mantêm hordas de hackers no submundo pra caçar os 'hackers do mal' que invadem contas e lhes causam prejuízo. Gastam boa verba de publicidade e espaço nos sites tentando educar os clientes a não terem medo, a se sentirem seguros no ambiente virtual, desde que se tomem alguns cuidados básicos. Alertam pra que se tome cuidado com qualquer coisa diferente no site...

Aí algum infeliz, numa época em que vírus, cavalos-de-tróia, spams, worms e toda sorte de praga virtual já faz parte do nosso vocabulário cotidiano, tem a idéia de personalizar o site www.bb.com.br com o nome das pessoas, pra passar a idéia de um banco mais próximo do cliente (aliás, outra coisa é a falta de criatividade do marketing dos bancos: quando um começa a enfatizar a tecnologia, todo mundo só fala disso. Quando um começa a falar que se importa com as pessoas, que é "gente banking", todo mundo corre atrás).


O tiro saiu pela culatra. Pela manhã, tomei um susto, ao acessar o site e ver a logomarca do Banco do Brasil trocada para "Banco do Tales". E o site completamente lento. Coração disparou, conferi o endereço na barra do navegador, procurei o cadeado que indica site seguro, passei o mouse nos links, tudo apontava pra bb.com.br mesmo... olhei os códigos-fonte dos scripts e vi que, quando a pessoa ainda não estava logada como cliente, eles sorteavam um nome dos mais comuns, como "Pedro" ou "Bruno". Vi o banner que colocaram no site (e nos outros sites, como O Globo, etc) divulgando a campanha. Com a pessoa logada, usava o seu próprio nome na personalização. Chamei o Baltar pra ver a bobagem e rir um pouco. :-)

Á tarde entendi o motivo da lentidão. O Felipe, que trabalha conosco, mandou mensagem pra lista interna dizendo que o site do BB tinha sido hackeado, estava aparecendo "Banco do Bruno", etc, etc. Ainda sem ter certeza total, argumentei que isso era a nova campanha de marketing deles. A lentidão era porque o Brasil todo já acessava o site pra vê-lo "defaced".

Hoje já saiu nos jornais a repercussão da bobagem (veja duas matérias aqui e aqui). Bom, passou o susto, agora pode deixar a campanha, né? Mas que foi uma merda, foi.

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