15.1.07

Derrubando mitos: Taxa de Juros x Lucro dos Bancos

Gosto muito quando leio algum desmentido sobre uma coisa em que todo mundo acredita sem entender muito do assunto, e passa pra frente como se fosse uma autoridade no tema.

As expressões "lucro recorde dos bancos" e "taxa de juros" são sempre associadas à expressão "Governo Lula" como se fosse claro como 1+1=2 que o Lula elevou a taxa de juros a valores absurdos para agradar aos bancos, que, por isso, têm lucros recordes.

Uma parte eu sabia desmentir: que a taxa recorde de juros (tanto nominal quanto real) aconteceu no governo anterior, e não no governo atual. E que as empresas que mais lucravam no governo anterior eram mesmo os bancos, e agora são as Vale do Rio Doce e afins.

Mas este artigo de hoje do ex-ministro Maílson da Nóbrega discute mais uma "certeza definitiva" dos papos de elevador: ele afirma que os bancos ganham mais com juros mais baixos. Numa analogia fácil de entender, fala que com juros mais baixos, os bancos emprestam muito mais dinheiro a muito mais gente, o que parece ser óbvio. Diz que achar que banco ganha com juro alto é o mesmo que achar que supermercado ganha com preço alto, quando na verdade se ganha é na diferença entre por quanto se compra e se vende multiplicado, obviamente, pela quantidade de vendas.

Muito interessante, vale a pena ler (clicando aqui). Gostei particularmente do primeiro parágrafo, que diz "Diz o senso comum que os bancos lucram muito por causa dos juros altos. Trata-se de um equívoco praticado tanto por ignorantes no assunto quanto por muitos que se consideram bem informados.".

Pra mim, pior que ignorante que se mete a dar palpite sobre o que não entende, é gente que se julga "fodona" e fala muita bobagem, algumas vezes por não dominar o assunto que acha que domina e outras, por pura dialética, por pura má-fé, aproveitando a fama que tem de "fodão" pra fazer com que suas bobagens virem verdades (é o caso típico de FHC).

Nenhum comentário: