3.6.08

A respeito do conteúdo deste blog e da citação de fontes

O Bernardo me consultou sobre a possibilidade de repassar algumas coisas que escrevo aqui para outras pessoas.

É sempre bom citar a fonte (de preferência o link para o site), não porque eu faça questão de algum crédito, mas para passar credibilidade ao que se escreve.

Sempre recomendo aos alunos e amigos que, ao passar por e-mail ou citar qualquer texto extraído da Internet, que se mostre o link de onde foi retirado, para não se correr o risco de repassar boatos ou inverdades. Recebo (recebemos todos) muitos textos absurdos, que pessoas - muitas vezes mal-intencionadas - escrevem e atribuem a outras (Arnaldo Jabor, Luís Fernando Veríssimo, Cristóvam Buarque, dentre outros, são campeões de "falsas citações").

Semana passada aconteceu uma dessas, com gente famosa. O Juca Kfouri publicou uma suposta pesquisa do Gallup (EUA) sobre torcidas de clubes de futebol no Brasil, com resultado bem diferente dos apurados pelo Ibope. Quando meu amigo Vini me enviou, eu desconfiei imediatamente, primeiro porque não havia menção ao site do Gallup, mas a um blog apenas.

Segundo, os dados estavam esquisitos - Flamengo pouco à frente do Corinthians, quando é notório que a maior torcida do Brasil é muito (40, 50%, sei lá) maior que a segunda. Cruzeiro pouco à frente do Atlético-MG, quando o Ibope mostrou que a diferença já é muito grande. Goiás à frente do Santos... enfim, parecia que alguém estava forjando dados só pra ver o que ia dar na imprensa. E o Juca engoliu e postou no seu blog, uma "barriga", no jargão jornalístico. Leia mais sobre essa barriga no excelente blog Futepoca - Futebol, Política e Cachaça, clicando aqui.

Um bom blogueiro deixa o texto original e coloca uma correção ao fim, até como gesto de humildade e reconhecendo a falha, mas o Juca preferiu retirá-lo de seu blog, então não tenho o link para o post original dele.

Enfim, eu fico lisonjeado ao saber que alguém dá alguma importância ao que escrevo e se dispõe a passar adiante, então, fiquem à vontade! E tomem sempre cuidado com o que lêem, com o que escrevem, com o que repassam. Abraço, Bernardo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Nessas pesquisas sobre torcida só acho errado que o pessoal dá um João-sem-braço e calcula o número de torcedores de seu clube baseado na população total do Brasil. O mesmo Ibope divulgou uma pesquisa em que somente metade dos brasileiros (acho que era 53%) se interessam por futebol e torcem pra um time.
Eu gosto do Juca mas vez ou outra ele fala uma bobagem.
Obrigado por responder e desculpe a demora para agradecer.
Abraço