25.6.08

Arte, protesto e genialidade

Saindo do lamaçal da política, censura e ditadura e passando para a arte, que muitas vezes pode servir como protesto contra guerra, censura e ditadura...

Acabei de ver no Noblat o vídeo abaixo, sensacional, uma animação em 3D sobre o 'Guernica', de Pablo Picasso. Este quadro retrata o desespero da cidade de Guernica, na Espanha, atingida por bombas nazi-fascitas durante a guerra civil espanhola.

Me lembro de ter conhecido esta obra no Colégio Ibituruna, em Governador Valadares, não sei se em 1986 ou 1987. As aulas de Educação Artistica foram as únicas aulas de Educação Artística onde eu realmente fui, como deveria ser, educado para a arte. Em todas as outras escolas onde estudei, era ficar fazendo colagem com palito de picolé e bonequinho de bola de gude com durepóxi.

Nosso professor, o Padre Juan Antonio Frias Ugarte (acho que era isso) - Padre Frias, um espanhol inteligentíssimo, projetava obras clássicas no muro do pátio da escola, gigante, e nos levava para aprender sobre elas. Aprendemos sobre Picasso, Cezánne, Gauguin, Dali e outros. Aprendemos o que era cubismo, impressionismo, expressionismo (já esqueci quase tudo, infelizmente).

Rugério e eu perturbávamos o Padre com nossas dúvidas sobre a existência de Deus e o provocávamos falando sobre a superioridade musical do heavy metal sobre a música clássica e as demais, e ele, pacientemente, nos escutava e argumentava. Rugério o irritava dizendo "não é 'voi', Padre, é 'boi'! Não é 'baca', é 'vaca'!" :-) E morria de rir quando ele falava "áizverg" para pronunciar "iceberg". E dá-lhe provocação do Ró.

Discutíamos se 'o que é útil é bonito, ou o que é bonito é útil?'. Desde aquela época, pela minha preferência de 'o que é útil é bonito', percebi que iria para a engenharia mesmo :-)

Padre Frias, Belisário (GV), Tia Zeca (Nanuque), Rui (de Física no Santo Antônio daqui de BH, rodando o giz amarrado no barbante pra explicar a força centrífuga), Léo, Castelão, Nani e tantos outros do mesmo Santo Antônio), tantos professores que marcam a gente pela originalidade, disposição, inteligência.

Quando a escola quer, e o aluno também quer, dá pra ensinar coisas legais. Curtam o vídeo e a genialidade de Pablo Picasso:

2 comentários:

Saulo disse...

Fantástico post! adicionei nos rss aqui!! muito bom o blog!

Marcelo disse...

Sr Tales, isso foi simplesmente encantador. Eu tambem fui aluno do Pe Frias no mesmo Colegio Ibituruna, porem alguns anos antes de vocE e a influencia desse professor foi marcante na minha vida e na vida de varios outros alunos. Devo a ele a carreira de medico que escolhi e a paixao por arte, esporte e fotografia. Conheci Pe Frias em 1976. Nunca me esquecerei dele. Obrigado por me lembrar mais uma vez desse extraordinario educador.