20.6.08

Livros encalhados - a banalidade dos 'livros de negócios'

Recebi ontem um mail de 'promoção' de uma editora - leia-se: vendemos nossos livros encalhados.

Resolvi colocar os títulos mais sugestivos aqui, para uma reflexão. Para mim, a banalização, uso de superlativos, apelos emocionais e espirituais na literatura gerencial são de uma vulgaridade e mau gosto terríveis, e deixa as pessoas confusas sobre o que é científico e o que não é. Muita gente, incluindo professores doutores, se deixa seduzir pelo apelo financeiro da 'literatura gerencial' e engrossa as hostes de 'consultores e professores' que poluem as prateleiras das livrarias com esses lixos literários.

Vamos a algumas premiações que resolvi fazer aos piores títulos (com títulos como esses, nem me dei ao trabalho de procurar capa, resumo, autor):

1 - Categoria "invente um nome para convencer as pessoas da sua originalidade"

9788534613668 MARKETING EMOCIONAL
9788534612920 VALOR EMOCIONAL
9780074504482 MARKETING DE GUERRA
9788534608381 O FUTURO DA MEGAMÍDIA
9788534613569 MAXI-E-MARKETING NO FUTURO DA INTERNET
9788534611589 MARKETING EM MOMENTOS DE CRISE

... que coisa mais Vanderlei Luxemburgo... megamídia, 'inteligência emocional', 'valor emocional', 'marketing emocional'... é por isso que o termo 'marketing' é tão banalizado e até usado pejorativamente. Quando alguém promete absurdos que não pode entregar, quando vende falsas idéias ou imagens, é chamado de 'marketeiro'. Por causa desses livros aí...

2 - Categoria "receitas infalíveis para ficar milionário (só leio um livro desses se for de piada da Casseta & Planeta).

9788534613309 COMO FICAR PODRE DE RICO
9788534611961 CINCO PRINCÍPIOS INFALÍVEIS DE SUCESSO PARA EXECUTIVOS
9788534610650 99 PRÁTICAS E PRINCÍPIOS DE SUCESSO DA PROCTER & GAMBLE
9788534610223 F. I. A. S. C. O.

... será que alguém que compra um livro desses realmente acredita que vai ficar rico com os conselhos publicados? E esses livros oportunistas que pegam uma empresa gigante, multinacional e dão as dicas para que as sapatarias e oficinas possam copiar suas receitas de sucesso? Gostaria de conhecer alguém que já tivesse ficado rico lendo essa literatura ridícula...

3 - Categoria "apelou, perdeu"

9788534611640 SHAKESPEARE NA ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS
9788534610957 ESPIRITUALIDADE PARA PESSOAS DE NEGÓCIOS
9788534607964 ENCICLOPÉDIA DE ASTROLOGIA

... isso é literatura de negócios? Espiritualidade? Astrologia é ciência? Nada a declarar :-)


Por fim, o livro abaixo deveria ser lido pela própria editora, com bom senso e menos oportunismo teríamos mais literatura de qualidade disponível.

9788534608015 BOM SENSO EM MARKETING DIRETO

Um comentário:

Raphael Hagi disse...

Os que mais me irritam são os chamados: "Livros de auto ajuda", juntamente com um cidadão oportunista chamado Antônio Roberto (ou algo semelhante).