8.11.07

Radares em BH - todos unidos a favor da transgressão da lei...

Acabei de receber pela sexta vez e-mail de amigo com o "mapa dos novos radares em BH". Parece um recorte de jornal, ou montagem similar, mostrando as ruas onde serão (ou foram, sei lá) implantados os novos detectores de velocidade acima do limite, avanço de sinal e o mais novo (excelente!) que detecta se o sujeito pára o veículo em cima da faixa de pedestres.

Engraçado que pra esse tipo de coisa as pessoas se mobilizam, espalham, como se fosse um absurdo que todos tivessem que combater unidos.

Esta semana o Detran anunciou o emplacamento de número 1 milhão, que o Estrago de Minas informou erroneamente serem 1 milhão de veículos nas ruas (e os que já saíram de circulação, velhos, roubados, destruídos? É muito mesmo, mas custa dar a notícia correta? Aliás, tem-se o número correto?).

O trânsito está um horror, hoje levei 45 minutos do Detran da Gameleira até o centro da cidade, às 9h da manhã. Não sei qual a velocidade média que conseguimos desenvolver com esse trânsito ridículo de BH, mas imagino que não passe de 30 Km/h. Então pra que chiar do limite de 60?

Nas estradas e vias expresas em boas condições, como a Via Expressa de BH, acho 70 ou 80 Km/h realmente pouco. Mas, nas ruas e avenidas, 60 Km/h dentro da cidade está de bom tamanho.

Sugiro, inclusive, fazer o que me disseram que faziam em Vitória(ES) na década de 1990, onde trabalhei num projeto de automação por mais de um ano: colocar algumas caixinhas de radares sem nada dentro. Ficava mais barato e os motoristas andavam devagar do mesmo jeito. E, periodicamente, mudavam os radares "verdadeiros" de caixinha, pra ninguém decorar. Não sei se isso é verdade, mas acho bom.

Detector de avanço de sinal deveria ter em todos os semáforos (sei que é problema de custo). Detector de avançar sobre a faixa de pedestre também, e deveria ser a multa mais alta de todas, porque é o cúmulo da falta de respeito: o sujeito não ganha nada com esses centímetros à frente, mas atrapalha dezenas de pessoas. Pra mim tinha que ir é preso o cara que pára na faixa de pedestre.

As pessoas estão com um sério problema de distorção de valores: furar sinal ou andar acima da velocidade não é crime, porque "é um absurdo um trabalhador honesto, que paga suas contas em dia, ser multado" (ouço e leio isso desde sempre). E quem anda dentro da lei é mané, como eu. Se você está a exatos 60Km/h numa via onde o limite é 60Km/h, não fica 30 segundos sem ouvir buzina ou sujeito piscar farol pra você sair. Já até ouvi que "na faixa da esquerda, deve-se andar no mínimo à velocidade máxima permitida" :-)

Por isso eu estou tranqüilo. Não preciso saber onde tem radar, porque eles não me pegam. Não me estresso (mais do que já é o normal com esse trânsito pavoroso), não tomo multa e fico de consciência limpa. E, como meu pai sempre disse, gente mal-educada só aprende as coisas quando sofre no bolso. Que sofram, então, até aprenderem a se comportar em comunidade.

Atualização de 13/11/07: Valeu, Drews, por mais uma brilhante intervenção. O Drews indica a matéria disponível no britânico Guardian em que mostra, infelizmente, que espertalhões e vândalos também existem em países mais civilizados que o nosso. Mas que há que se insistir, o excesso de velocidade é causa de boa parte dos acidentes, isso é comprovado cientificamente, e deve, sim, ser rigorosamente fiscalizada.

2 comentários:

drews disse...

Acho que você vai gostar de ler esse artigo do Guardian: http://www.guardian.co.uk/commentisfree/story/0,,2210072,00.html?gusrc=rss&feed=networkfront
Cai certinho com o que você falou.
Fiz o quê chamo de "voto de castidade no trânsito" em 2002, e nunca mais fui multado...

Unknown disse...

me evia esse mapa onde consta os radares meu e-mail é sytagtx@hotmail.com ou alexyafive@gmail.com grata, Simone