22.5.07

Desaprendendo português

Volta e meia eu perturbo meus amigos, colegas e alunos com esse assunto: como os jovens (os adultos também, mas com os jovens é mais preocupante) estão escrevendo mal...

Não sei se é só culpa da Internet/celular, onde uma pessoa começa a escrever "aki, vc eh mto legal", achando, como no primeiro cigarro, que vai conseguir se controlar e que, na hora que precisar de verdade, vai escrever direito. Acaba perdendo o hábito de escrever, vira esse código horroroso que já é outro idioma, na minha chata opinião.

Só que a coisa está fora de controle. Aqui em BH, a prefeitura colocou várias faixas, em vários pontos da cidade, dizendo "Sujeito à multa". Opa! Posso estar enganado, mas esta crase aí não existe!!! Que coisa horrorosa!

E esta matéria abaixo, da Agência Estado, semana passada? O título é ´Ela é bonita´, diz marido de deputada chingada por Clodovil'. CHINGADA??? A profissão do sujeito é escrever, e ele escreve isso? Depois acabaram corrigindo (veja a versão corrigida aqui), mas o estrago estava feito.



O pior é que 99% das pessoas que escorregam feio, usam desculpas esfarrapadas do tipo 'meu corretor ortográfico estava desligado', 'foi erro de digitação', 'foi pressa'. Tá bom, alguns erros a gente vê que foram de digitação, trocar uma letra por outra próxima no teclado, mas X por CH, Ç por SS, S por Z e aberrações deste tipo vêm lá do primário, não venham colocar a culpa no computador, coitado.

Hagi: valeu pelo comentário, mas não achei o post a que você se referiu em seu blog, me ajuda aí! :-)

Pretinha: não dói ser perfeita assim não? :-)

2 comentários:

Raphael Hagi disse...

Grande Tabola,

Concordo contigo, e sempre que encontrar erros no meu blog, por gentileza, continue me alertando. Não tem nada de chato nisso.

Ainda a respeito do assunto discutido nesse seu artigo, publiquei algo relacionado no meu blog, dá uma passadinha lá.

Abração,
Raphael

Anônimo disse...

More,

Faltou a explicação para a gente aprender : na frase "sujeito a multa" não é permitido o uso da crase porque, apesar de ser um nome feminino, multa está em sentido genérico ou indeterminado.
É feio? Muito.. Mas nossa língua parece ter mais exceção do que regra, né?
Quem quiser ler mais algumas regras de crase, pode visitar o blog do Prof. Sérgio Nogueira :
http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7405,00.html

Te amo!
Beijos