24.5.07

25 de maio: Dia da liberdade de impostos

Esta recebi do meu amigo Raphael Hagi e passo adiante, acho muito legal a iniciativa, apesar de saber que vai ter muita gente que só vai ver nesta notícia uma oportunidade de comprar gasolina mais barata :-)

Tiago, obrigado pelos elogios, volte sempre e recomende este blog aos amigos!


25 de maio: Dia da liberdade de impostos

O Brasil possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo e, todo ano, o cidadão brasileiro tem que trabalhar 145 dias só para quitar os tributos (impostos taxas e contribuições) com o governo. Para conscientizar a população sobre a carga tributária oculta nos produtos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o Centro de Desenvolvimento Lojista (CDL Jovem), com o apoio da Minaspetro, firmaram convênio com dois postos de combustível de Belo Horizonte, que venderá gasolina a R$ 1,429/litro (*), ou seja, com desconto dos tributos incidentes no produto. "O objetivo do projeto Dia da Liberdade de Impostos é conscientizar a população sobre a grande carga de impostos que incide, direta e indiretamente, sobre sua renda", explica o vice-presidente de assuntos jurídicos e tributários da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. ""Temos atualmente 76 diferentes tipos de tributos no Brasil, totalizando 41,6% de todas as riquezas produzidas no país"", completa.

O dia 25 de maio é a data em que os cidadãos brasileiros passam a trabalhar em benefício próprio, pois todo o resultado do trabalho anterior a esta data simboliza a quantia a ser paga em impostos. Por isto a escolha da data. "A idéia é criar simbolicamente o dia em que paramos de trabalhar para pagar os impostos e ficamos livres deste peso. Os impostos são indispensáveis para a sociedade moderna, mas a sobrecarga tributária impede o crescimento econômico e quem sofre mais é a população de baixa renda", diz o vice-presidente da CDL/BH.

"Enquanto o cidadão argentino trabalha em média 97 dias no ano para pagar seus impostos, no Brasil trabalhamos 145 dias em cada ano somente para arcar com tributos", acrescenta. No Chile se trabalha 92 dias para pagar os tributos e no México, 91.

Esta ação que acontecerá no dia 25 em Belo Horizonte, também é promovida desde 2004 pela ONG Associação da Classe Média (Aclame), no Rio Grande do Sul e divulgada por outras entidades e associações.

25 de maio: Dia da liberdade de impostos

Horário: de 10 às 14 horas

Posto Albatroz - Esso
Avenida Afono Pena (esquina com avenida Brasil, na Praça Tiradentes)

Posto Vitória - Ipiranga
Avenida Bias Fortes (esquina com rua Rio de Janeiro, bairro de Lourdes)

(*) Limitado a 30 litros por veículo. Total de 160 veículos (limite de 5 mil litros de gasolina (para cada posto)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei Tales, sou seu aluno la na UFMG de CAD161... queria te parabenizar pelo blog, muito bem escrito e inteligente, assuntos também interessantes. Também pelo foto cidadão, quem dera se todos fossemos realmente cidadão como você e o seu amigo la! Parabéns! A, ganhou mais um leitor!