7.2.07

Polícia para quem precisa?

Alguém já precisou da polícia? Conseguiu ser atendido? Eu nunca consegui. Há muito tempo atrás, o povo da frente ao apartamento onde eu morava fazia festas que começavam 9 horas da noite e acabavam umas 4 da manhã. Umas 3 vezes por semana, com som muito alto, era impossível dormir. Eu reclamava com a polícia, ela dizia que era pra ligar pro "Disque-Sossego" da Prefeitura. Ligava pro Disque-Sossego (quando eu tinha paciência, pois nunca levei menos de 1 hora pra conseguir falar, só dá ocupado) e eles diziam que só cuidavam de barulho em estabelecimentos comerciais, que residência era com a Polícia.

O tradicional jogo de empurra do serviço público. Ligava de novo pra polícia, e uma vez chegaram a me dizer "Olha aqui, nós temos muito trabalho nas ruas, prender bandido, e você vem reclamar de barulho?". Nunca mais liguei.

Hoje 5 assaltantes entraram na empresa onde a Bia, minha namorada, trabalha. Ela conseguiu me ligar e pediu pra eu chamar a polícia. Liguei pro 190, atenderam na hora. Falei sobre o assalto, quando falei o endereço da empresa (BR 262, no anel rodoviário), a mulher já me cortou e disse "Isso não é com a gente, é com a Polícia Rodoviária Federal, ligue 191).

Liguei pro 191. Esperei exatos 18 minutos na espera telefônica, como se estivesse ligando pra uma Telemar da vida, ouvindo propaganda "visite nosso site", etc. Enquanto isso, a Bia me ligou de novo desesperada. O pau quebrando lá dentro, eu do celular liguei de novo pro 190. Uns 5 minutos pra convencer a mulher que a empresa era em BH. Ela perguntava "Mas tem que me falar o número.". E eu "não tem número, todo endereço em BR usa-se o Km, não número". Aí ela desligou. Igualzinho ligar pra operadora de cartão de crédito, só faltou pedir "um momentinho pra estar verificando".

E nada de ser atendido no outro telefone no 191. Liguei de novo pro 190, já atendeu outra mulher. Expliquei tudo de novo, ela disse que ia olhar. 3 minutos de silêncio. No outro telefone nada ainda, só propaganda.

Aí a Bia me liga dizendo que os caras já tinham saído, roubado tudo, batido num colega, e é isso. Desliguei os dois telefones, um mudo e outro na propaganda.

Ah! Claro que a polícia chegou lá, depois, claro, dos ladrões terem tido tempo suficiente pra ir embora. Como sempre. É igual em filme, só chegam depois que o bandido vai embora.

Pra fazer gracinha no trânsito ou pra aparecer na TV eles vêm aos montes. Ontem fui testemunha de duas viaturas, em horários e locais diferentes, furando sinal por nada, sem sirene ligada, só por falta de educação mesmo. Mas pra enfrentar bandido não aparecem.

E o Aécio Chuck Norris é o melhor administrador do mundo. Bom pra fazer propaganda mesmo, como a polícia. E bom pra impedir que o caos da segurança pública saia na imprensa.

Nenhum comentário: