15.2.07

Agora é pra valer: odeio o trânsito de BH radicalmente!


Demorou, mas saiu. Estou bastante atarefado com o planejamento de início de ano da Task e com a defesa da dissertação, mas está no ar a campanha "Odeio o trânsito de BH radicalmente".

A idéia é tentar conscientizar as pessoas pra serem um pouco mais solidárias e educadas no trânsito. Eu sempre disse que o trânsito é a maior prova da falta de senso de comunidade e egoísmo das pessoas, cada um querendo resolver o seu problema, independentemente do fato de isso criar novos problemas pra três ou quatro.

Na estrada, se o trânsito está agarrado, ou mesmo aqui em BH (exemplo: rua Conselheiro Lafaiete), os espertos pegam a contramão e vão avançando. Na hora que vem um carro do outro lado, enfiam o carro de volta e alguém que arrume espaço pra eles. Eu não deixo de jeito nenhum, quem faz isso pra mim pode ir pro espaço, não faz falta nenhuma pra humanidade.

Se tem uma faixa da esquerda pra virar à esquerda, um monte de espertinhos, pra não pegar a fila, páram no sinal (vide Augusto de Lima com Espírito Santo), fecham todo o trânsito e ficam lá, primeirões, esperando abrir o sinal pra virar a esquerda. Fazem assim inclusive carros de polícia, do governo do estado, de órgãos públicos.

Onde tem escola então, salve-se quem puder. Para as madames, o filho delas é muito mais importante que o das outras, e mais ainda que o resto do mundo que precisa usar a rua. E a fila dupla em escola virou coisa normal.

Se o trânsito está parado, é a deixa pra desrespeitar totalmente os semáforos. Deu espaço, o sujeito vai enfiando o carro e tudo vira um caos, como na foto ao lado, que já publiquei aqui e que me despertou para o "odeio o trânsito de BH radicalmente".

Mandei fazer os adesivos, criados em conjunto com o Vini e o André da Yes!Uai e ficou legal, como se pode ver na foto ao lado.



Quem se interessar, mande e-mail pra mim.

E já tenho outra na cabeça, vamos ver se sai mês que vem... :-)

9 comentários:

Vini disse...

O fi.. manda um ae pra mim... eu preciso na cor branca.

Anônimo disse...

Tambem quero branco !! Manda para mim fio !
Posso colocar a campanha no blog ? E claro que com todos os créditos !

Anônimo disse...

Concordo com a campanha ( "incrusive" pode mandar o adesivo para mim também...).

No entanto, acredito que o foco não deveria ser o trânsito e sim no motorista.

O caos no trânsito é consequencia, da falta de inteligencia emocional e de cidadania.

O pessoal de Humanas ( alô sociólogos e psicólogos leitores deste blog...) deveria tentar explicar porque um ser humano razovelmente normal, se transforma tanto quando assume o papel de motorista.

Muitos ficam extremamente agressivos, competitivos (disputam o espaço como se fosse uma coisa pessoal...), enxergam pedestres como inimigos ( ou alvos...), estacionam em fila dupla, ou em frente a garagens e ainda acreditam que não deveria haver problema nenhum ( ué...fui só pegar o menino no colégio..).

O mais interessante neste fenômeno é que o motorista simplesmente não entende e reclama de quem reclama (cara chato, não quer deixar eu entrar...).

Talvez o volante provoque alguma disfunção emocional, e faça a gente se sentir mais apressado, mais importante e extremamente burro.


Marquinho Avellar

Prof. Eliane Bragança disse...

Eu também vou querer um adesivo...
E preto, prá todo mundo ler !
Não aguento os espertinhos e egoístas, e a BH Trans e seus sinais inteligentes e ondas verdes e outras invencionices para enganar contribuinte trouxa !

Tales Lacerda disse...

Valeu, pessoal! Todos receberão seus adesivos e vamos protestar juntos!

Unknown disse...

Seguindo a linha dos comentários(sobretudo do Avellar) uma brincadeira/contribuição,para um consistente foco de trabalho com os motoristas.

ABRACE A NOSSA LUTA!(COM MODERADO HUMOR NEGRO).

SLOGANS PRA UM TRÂNSITO WAY_OF_FIGHT:

1-"BUZINAR FAZ BEM A AUDIÇÂO!": FAÇA O TESTE, ENQUANTO VOCÊ AINDA PUDER OUVIR.

2-"A PRESSA É INIMIGA DO INFARTO": QUANDO QUEM BATE NÂO É O CORAÇÂO...FOI O CARRO.

3-"XINGAR, ALÍVIO IMEDIATO":TRÂNSITO CONGESTIONADO, APERFEIÇOE-O COM PALAVRÔES.

4-QUER MELHORAR O TRÂNSITO? SEJA SOLIDÁRIO, DOE SEU CARRO PARA A SUCATA S/A.

5-INDEPENDÊNCIA OU TRÂNSITO:VERDE, AMARELO E VERMELHO SÂO APENAS CORES DE ALGUMA BANDEIRA ESTRANGEIRA.

6-VIOLÊNCIA SEM SENTIDO:UM EM CADA CINCO CARROS SÃO ATROPELADOS POR PEDETRES A CADA 5 MINUTOS.

7-DEIXE SEU VEÍCULO EXPRESSAR SUA INSATISFAÇÃO COM O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS:SEJA CIDADÃO, ENGARRAFE.

8-"A SINALIZAÇÃO NÃO ESTÁ DE VISITA":NÃO ADIANTA COLOCAR UMA VASSOURA ATRÁS DA PORTA DO CARRO.

Raphael Hagi disse...

Cara,

A campanha é animal, o problema é que não concordo integralmente com alguma de suas opiniões a respeito do que julga "ser os espertinhos".

Na minha opinião, o problema do trânsito em Belo Horizonte vai além da questão de boa educação, acho que o principal ponto é mesmo a falta de habilidade dos motoristas.

O exame de direção é totalmente ineficaz, acho que o teste deveria ser realizado em uma espécie de autódromo, com várias simulações diferentes como pista de terra, pista molhada e etc. Havendo um maior rigor no teste, teríamos, certamente, motoristas mais ágeis e espertos.

Muitas vezes, alguém fecha o cruzamento ou estaciona o carro em fila dupla não apenas por se preocupar em resolver seus próprios problemas de atraso, acho que o principal fator é falta de conhecimento que permitiria um senso crítico razoável.

Particularmente, vez ou outra me comporto como um dos apressadinhos como você diz, mas isso acontece sempre porque existe um idiota que não e capaz de passar por um cruzamento com menos de dez minutos de espera, entre vários outros exemplos.

Acho que a campanha ideal para o meu ponto de vista para o problema do trânsito em BH é: "ODEIO OS MOTORISTAS DE BH RADICALMENTE".

Abraço!

Sylvia Marteleto disse...

Até que enfim uma campanha sensata, minha gente!.. hehehe. Legal demais! =D

Anônimo disse...

O pior são os motociclistas desesperados que ficam se espremendo entre os carros e não respeitam ninguém.