27.11.06

Sócrates e a Telemar

Mais uma notícia sobre a Telemar estar sempre (SEMPRE) lesando os consumidores. É impressionante como isso acontece o tempo todo, acho que é a única unanimidade inteligente no Brasil: a repulsa à Telemar. É a empresa campeã de reclamações, a que tem postos de atendimento exclusivo em juizados, etc, a que mais acumula processos contra si. Alguém poderia estudar e concluir que é um ramo de serviço separado, com participação significativa no PIB, classificado lá no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas): "Defesa da Telemar contra processos dos consumidores".

Conheço pessoas sérias que trabalham lá, e sempre fico imaginando o que os caras devem ter que aguentar, ou que tipo de decisões se toma lá dentro, sei lá. É muita ruindade pra ser só coincidência.

Fico pensando: é incompetência ou má-fé? Eles sempre dizem que é "culpa do sistema" (colocar a culpa no pobre do software ou do computador é a melhor maneira de tirar o seu da reta), mas estão sempre nos enganando, com propagandas, com contas nebulosas, com valores errados, com prazos não-cumpridos, se recusando a prestar informações, mesmo sob ordem judicial. Aliás, não só da Telemar, mas em outras instâncias da vida, inclusive pessoais, me pergunto se é caso de ruindade no sentido de maldade, ou no sentido de ser 'ruim de serviço', como nós, mineiros, gostamos de dizer).

Sócrates disse que a virtude e a razão são indissociáveis, que o ser humano é bom por natureza e, se ainda não o é, é só por ignorância quanto às conseqüências de um ato maldoso. Ou seja: é mau porque é ignorante, e se deixar de ser ignorante, automaticamente só fará o bem. Será? Gostaria que fosse, mas a cada dia fico mais decepcionado com as pessoas (e empresas), porque acho muito difícil que isso seja sem querer.

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RIO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que a Telemar suspenda imediatamente a distribuição do encarte anexo à conta de telefone que promove a venda de seus planos alternativos em minutos. Segundo a Anatel, o texto do folheto distribuído nas últimas contas de telefone contém informações incorretas, induzindo os usuários a erro.

A propaganda da empresa, segundo a Anatel, informava a necessidade de o usuário de optar por um plano alternativo. A agência tomou conhecimento da mensagem incorreta em denúncias recebidas por seu call-center.

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A Anatel está estudando agora se aplicará uma multa contra a Telemar. Outra saída seria a concessionária assinar um termo de ajustamento de conduta, que reverta em benefícios para os assinantes.

De acordo com a medida da agência, a operadora de telefonia fixa deverá ainda comunicar corretamente aos assinantes que o processo de conversão da tarifação por pulso (em vigor) pela em minuto lhes assegura os direitos de migrar do plano básico para alternativos a qualquer momento e à receber conta detalhada gratuita.

A Agência também determinou que a Telemar promova a veiculação correta das informações em rádios AM e FM na sua área de concessão, que compreende 16 estados do país.
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(notícia completa: clique aqui)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu concordo inteiramente !
É um absurdo, um roubo !
Se fizermos a conta, mesmo a sugerida pela própria Telemar, com uma equivalência de 3 minutos para cada pulso, dá para ver que está imbutido um aumento de preço. Se temos hoje "direito" a 100 pulsos pela cobrança da tarifa básica, no novo plano proposto só serão oferecidos 200 minutos por uma tarifa mais alta, ou seja e os 300 minutos que temos direito ? Gatunaram 100 deles.
Isto é roubo qualificado. A gente deveria denunciar a Telemar é na delegacia. Roubo, formação de quadrilha e tráfico de influência.
Bandidagem !!!!