Sempre ouvi falar de Mutantes, como os caras eram loucos, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias, Rita Lee, toda banda brasileira (e até uns gringos) os venera, gente como Pato Fu e Cássia Eller faz covers, bandas geniais (como Pato Fu, no início, antes de virarem jingle de Olimpíada da Globo) são comparadas a eles, são admirados pelos Caetanos da vida, zilhões de músicas consideradas clássicas, etc.
Mas ouvir, do verbo ouvir, pela primeira vez, foi agora cedo. Pela primeira vez quer dizer pegar os discos e ouvir música por música, na ordem certa (sim, fiz download, não me prendam, o ideal seria pegar o vinilzão, olhar a capa, o encarte, mas não tenho como). Ainda estou no segundo, mas já estou sem palavras pra descrever! Espero que a Bia goste, porque não dá pra ficar colocando isso em churrasco :-) Já o Artur (meu molecão) um dia vai gostar, por enquanto deixa ele com CPM22, Pitty e essas bobagens atuais, melhor assim que ouvir Ivete Sangalo, Bruno & Marrone ou forró.
A primeira sensação é de uma total ignorância musical total por ouvir uma banda dessas, que teve seu auge antes de eu nascer, pela primeira vez aos 34 anos... mas ainda dá tempo de, como dizem os jogadores de futebol, "correr atrás do prejuízo" (prefiro correr atrás do lucro :-)
Pra quem não sabe, eles não "voltaram", mas estão fazendo uma turnê que começou nos EUA e está chegando ao Brasil (ouvi isso numa entrevista da Zélia Duncan à CBN semana passada), incluindo um show de graça em Copacabana em Janeiro. Semana passada também, gravaram um especial pro Fantástico (que saco, tinha que ser essa baranguice). A matéria sobre o show pode ser lida clicando aqui.
Aliás, Zélia Duncan está na banda, no lugar de Rita Lee, dizem que não poderia haver escolha melhor, apesar dos estilos totalmente diferentes. Não tenho competência pra falar sobre isso, só curtir como um moleque descobrindo alguma coisa.
Discografia:
* 1968: Os Mutantes
* 1969: Mutantes
* 1970: A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado
* 1971: Jardim Elétrico
* 1972: Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets
* 1974: Tudo Foi Feito Pelo Sol
* 1976: Mutantes Ao Vivo
* 1992: O A e o Z (gravado em 1973)
* 2000: Tecnicolor (gravado em 1970)
Biografia dos Mutantes no Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mutantes. Uma outra legal está aqui.
Calma, radicais! (calma, Hagi!) Black Sabbath, Iron Maiden e Slayer ainda são insuperáveis. Mas no Brasil não teve nada melhor :-)
2 comentários:
Mestre Tales !
Tai uma coisa que eu nao concordo com vc, além de vc torcer para aquele time lá... Mas Mutantes é muito chato cara... Nao guento passar da primeira música. Agora uma curiosidade. Eles chamaram a Rita Lee para este revival e ela nao aceitou. Sabe porque ? porque eles a expulsaram do grupo quando ela começou a se sobressair mais que eles e agora, que estao "precisando" eles a chamaram de volta. Ela disse que nao ia nem morta ! AHAHAH
Grande abraco e parabens pelo Blog !
Marcelao
Hahaha, "aquele time lá" é foda, não pode nem pronunciar o nome do Mengão, Marcelão? :-) Rita Lee hoje é a mulher mais chata do Brasil, é o Jô Soares de saias, se acha doidona e inteligentaça, é a Dercy Gonçalves uns 10 anos mais nova :-) :-) Valeu pelo comentário, grande abraço!
Postar um comentário