21.10.08

Campanha eleitoral pela Internet e o 'apelou, perdeu'

Já estava há um tempo querendo escrever sobre o papel da Internet especialmente nas eleições 2008, tanto para presidente dos EUA quanto nas nossas municipais. Juntei um material interessante, principalmente sobre Obama, mas ainda não tive tempo de escrever.

Hoje, porém, ao abrir a caixa de mensagens, surge um 'Quem sabe faz a hora', cujo remetente é 'leonardoprefeito15@gmail.com'. Um texto tosco, que diz que Duda, Mendonça, 'o publicitário do mensalão e das malas de dinheiro' (?) desembarcou em BH para participar da campanha de Márcio Lacerda.

Um texto com verdades (Duda confessou ter dinheiro no exterior) com coisas falsas (Duda é o homem 'das malas de dinheiro') e outras alegações não comprovadas ('Duda desembarcou em BH para ajudar Márcio Lacerda. Quem será o próximo? Delúbio Soares? Marcos Valério está de férias na cadeia') e, como a maioria dos spams que circulam na Internet, tem erros grosseiros de ortografia ("o cavaleiro das malas de dinheiro ressurgi em BH").

Mas, o principal: diz ser de Leonardo Quintão, mas não conseguimos saber se o e-mail leonardoprefeito15@gmail.com pertence mesmo a ele ou à sua campanha. Claro que, ao ser acusado de difamação e calúnia, ele diria que nada tem a ver com isso.

O link aponta para o blog http://leonardoprefeito15.blogspot.com. Na entrada já há, inclusive um aviso do Blogger/Google dizendo que o site foi denunciado por violar as regras e que a pessoa pode continuar por sua conta e risco. O blog se diz 'escrito por mais de 500 mil pessoas'. Se for verdade, pode entrar para o Guinness, nunca na história deste planeta um blog foi escrito por tanta gente simultaneamente. Aliás, 500 mil pessoas é quase metade do eleitorado de BH, o que significa que todos os possíveis eleitores de Leonardo Collor Quintão estão escrevendo esse blog. Pode? :-)

Resolvi ver de onde vem o e-mail. A primeira coisa séria é que é SPAM. Mandaram propaganda para o meu e-mail sem meu consentimento ou autorização. Isso é CRIME, e já é previsto nas nossas leis há um tempo.

Segundo que partiu de dentro da BHTec, uma das maiores agências web de Belo Horizonte, responsável pelo site de grandes empresas. Não dá pra saber se a BHTec é a responsável pelo site oficial do Leonardo Quintão nem pelo 'blog das 500 mil pessoas', esta informação não está disponível no site. Se é oficial, lamentável que a campanha do LQ esteja nesse nível (não surpreende) e que a BHTec se preste a este serviço.

Mas, se isso não é oficial, se é obra de um funcionário, por exemplo - e eu acredito que a empresa BHTec não é responsável, no mínimo se deveria investigar e punir o malfeitor, porque, como proprietária da conexão Internet, ela pode ser responsabilizada por conteúdo que faça calúnia, difamação ou qualquer crime, além de poder ser bloqueada pelo envio de SPAM.

Enfim, uma vergonha, uma apelação de quem está vendo o jogo virar e, como não tem argumentos nem propostas, joga suas últimas cartadas espalhando bobagens para ver se cola.

Vale ressaltar, e já disse aqui que não sou eleitor de Márcio Lacerda, acho Aécio Neves a maior armação da política brasileira dos últimos 20 anos e só vou votar no poste-laranja que já malhei (veja aqui e aqui) para não deixar esse espertalhão destruir BH.

Bom, sobre o papel da Internet, vou adiar mais uma vez, porque este texto já ficou grande e eu já fiquei indignado o suficiente pra conseguir escrever qualquer coisa com clareza e discernimento. Fica pra próxima.

----------------------------------------------------------------------(Comentário de 21/10, 11:07) - 'leonardoquintao15' diz que meu perfil 'deve ser mentira'. Bom, meu perfil é meu perfil, está aqui, eu sou o Tales Sarmento Lacerda, quem é o 'leonardoquintao15'? São 500 mil pessoas? Ele faz duas correções importantes que merecem ser registradas:
1 - Duda Mendonça realmente esteve em BH. Ok, eu disse que a notícia não estava confirmada, agora está. Mas isso não muda o fato de dizerem que ele é o 'cavaleiro das malas de dinheiro'.
2 - O eleitorado de BH, segundo 'leonardoquintao15' é realmente 'superior a 1.770.000 pessoas'. Quando eu disse que os supostos 500 mil autores do blog seriam quase metade do eleitorado de BH, foi força de expressão, não consultei o número correto, e a metade seriam, assim, 885 mil eleitores. Independente do número, a idéia era mostrar que a alegação é absolutamente megalomaníaca (e falsa) e ainda passível de Guinness pois, em tese 30% dos eleitores de BH participariam deste blog considerado pelo Google 'suspeito de violar os termos'.

Estão feitas as correções, Sr. 'leonardo15'. Isso não muda o fato de não existirem 500 mil pessoas participando do seu blog, independente se BH tem 1, 2 ou 3 milhões de eleitores. E não muda o fato de mandarem e-mail para mim sem minha autorização ou consentimento, o que é crime. E não muda o fato do e-mail ter até erro de ortografia, de tão malfeito.

Só falta o Sr 'mais de 500 mil pessoas' se identificar. É possível? Mesmo que não seja, seus comentários são sempre bem-vindos, aqui é um espaço democrático. Pode até 'brincar de política', como faz o seu candidato. Só não pode querer chutar a b**** de ninguém, certo?
----------------------------------------------------------------------

2 comentários:

leonardoprefeito15 disse...

O seu perfil deve ser de mentira. Primeiro porque vc é desinformado e não lê jornal, pois foi noticiado no jornal O estado de São Paulo que Duda esteve em Belo Horizonte, segundo, o eleitorado de BH é superior a 1.770.000 pessoas, como afirmo agora o seu perfil é uma mentira.

Raphael Hagi disse...

Tabola,

Incrível! Como um candidato a prefeito, ao invés de trazer propostas à seus eleitores, coloca pessoas para vasculhar a internet?

O que ele irá fazer depois de eleito? Provavelmente vai tentar calar os meios de imprensa como faz Aécio Neves.

Tô fora!

Parabéns pelo blog, Tales.