19.10.08

O sim, o não, o apesar e o menos pior

Estamos chegando perto da definição da eleição para prefeito de BH. Por mais que não se possa comparar cientificamente os resultados de pesquisa de um instituto com outro, me parece que há uma tendência de aproximação, com chances de virada, para Márcio Poste Lacerda contra Leonardo Collor Garotinho Quintão. Na mais recente, os dois estão separados por 10 pontos, diferença que era de 16 no outro instituto alguns dias antes.

Para mim, isso significa que a população está agora pensando de verdade em BH, depois de inflar o Quintão e levá-lo ao segundo turno e a uma vantagem espantosa no início do segundo - uns, por realmente acreditar no discurso chororô de criancinhas e parentes emocionados, outros, para dar um merecido susto em Aécio e Pimentel, que acreditaram empurrar um desconhecido goela abaixo do eleitor.

Eu acredito que o Márcio vá ganhar. Mas a lição que fica é que a população não está dizendo 'Sim' a ele, mas apenas um 'Não' ao adversário, que nos assusta com seu populismo, falta de propostas, vinculação com políticos corruptos e manipulação religiosa.

O que mais escuto é 'Eu ia votar nulo, não gosto de nenhum dos dois, mas não podemos deixar esse doido ganhar'. Eu, inclusive, estou entre os que pensam assim.

Vai vencer o menos pior. E o que se espera dele é que não estrague o bom trabalho feito desde Patrus. Nada mais que isso.

Vamos virar essa eleição e minimizar o estrago, senhores Aécio e Pimentel, APESAR DE VOCÊS. Enquanto vocês se fizeram estrelas da campanha, seu candidato foi ladeira abaixo.

Quando saíram de cena e deixaram para a população discutir (como é bom metade do tempo para cada um se mostrar no horário político), as coisas começaram a mudar. Pode não parecer, mas nós, eleitores, pensamos.

Seu candidato vai ganhar, mas vocês não têm merito algum nisso.

Vocês dois não são tudo o que pensam que são. E não vão chegar onde pensam que vão. Vocês são os grandes derrotados da eleição.

Um comentário:

Raphael Hagi disse...

Tabola,

Preciso como sempre! Eu estou pensando dessa mesma maneira depois de refletir a respeito do assunto no final de semana.

Parabéns!