Em São Paulo, foi aprovado nesta terça, 27/09, projeto de lei que prevê a extinção, em um ano, dos outdoors e painéis eletrônicos da cidade. Idéia interessantíssima, pensando no lixo em que se tornaram as metrópoles - aquele trevo na N.S. do Carmo em BH é um monumento ao mau gosto - por causa da utilização indiscriminada desta mídia. Segundo contas da prefeitura de SP, há cerca de 4.500 anúncios regulares na cidade e 15 mil irregulares. Por ano, a arrecadação com eles é de R$ 3 milhões. "A receita é baixa e vamos abrir mão dela para ter uma cidade mais bonita", disse o prefeito.
Nós temos Fernando Pimentel, o melhor prefeito do Brasil, não custa nada sonhar em ter esta idéia por aqui também, apesar de lembrar que só o projeto não adianta nada se não houver vereadores capazes de aprová-lo. E como em BH ouvimos falar que existe o grupo da mídia, o grupo evangélico, o grupo do transporte público, que não deixa o metrô evoluir, etc, não é tão fácil assim. Mas vale o exemplo - e olha que veio do PFL, partido que não esconde ninguém sua preferência pelos empresários.
Como não existe nada de graça no mundo e a maioria dos políticos jamais abre mão de receita pra "deixar a cidade mais bonita", fico pensando a quem interessa ou de quem partiu esta idéia. Será que partiu das rádios/TVs/Jornais (leia-se Rede Globo), que ampliarão o poder comercial sobre a publicidade, virando quae um monopólio? Vamos ver os capítulos seguintes.
Notícia original clicando aqui
Em tempo: não fui ao passeio de bicicleta no Dia Mundial sem Carro. O tempo estava horrível e tinha coisa muito mais interessante pra fazer :-) Alguém foi ou ouviu falar o que rolou?
Um comentário:
É se isso funcionar realmente em SP, vai ser bom sem tanto lixo visual e quem sabe evite até mais acidentes de carro, pq tem gente que só anda de cabeça pra cima, vendo outdoors e esquece que tá dirigindo! Legal se essa idéia invadir outras cidades do Brasil e chegar logo em BH. Nada como uma cidade mais limpa e agradável pra se viver!
Tales, os artigos que posta são mto bons.
Tales Lacerda,tenho um assunto particular importante e preciso me comunicar com você o mais urgente possível, mas não tenho seu endereço de e-mail por isso estou deixando recados em todos os lugares possíveis. Vê se me escreve tá?
tschonevald@yahoo.com.br
Atenciosamente e com carinho
Tina
Postar um comentário