Concordo com as manifestações do Eduardo Davis e de mais gente que me enviou e-mail sobre o absurdo que é tentar andar de bicicleta em BH. Eu realmente não tinha pensado por este lado, mas no texto está escrito isso. E não tem jeito mesmo, só funcionaria em uma cidade plana, como acontece em Governador Valadares. De qualquer forma, vale chamar a atenção pro caos em que nosso trânsito está se transformando, alguma coisa tem que ser feita.
Em Porto Alegre, o centro da cidade é (ou pelo menos era, há uns 5 anos quando estive lá) fechado para automóveis particulares, só táxis entram, e ônibus se aproximam mas páram no entorno. Acho que era assim, não me lembro bem, mas não havia tráfego intenso e a maioria das pessoas andava a pé no centro, não sei bem qual a regra pros carros particulares. Há vários tipo de ônibus, grandes e ruins como os daqui e minivans, microônibus, etc, pra todos os gostos e bolsos. Alguém tem outra idéia?
5 comentários:
A frota de veículos cresce sem parar, mas a quantidade e a largura das ruas é sempre a mesma. De vez em quando é feita uma modificação, constroem viadutos, alargam algumas vias, constroem a linha verde...o que alivia durante um tempo, mas a frota continua crescendo. Solução para isto ? Milhares de quilometros de metrô, teleféricos e contratar a Tenente Ohuro ( aquela do tele-transporte da "interprise", funcionária do Capitão Kirk...).
Enquanto não fizerem investimentos para o transporte de massa o problema não será resolvido.
Melhorias no transporte coletivo, aumento de horários, frotas e rotas dos coletivos para beneficiar a população e não os donos de empresas como acontece hoje.
Outra grande obra prometida que irá ajudar bastante será o metro subterraneo que sairá da Savassi e irá até a UFMG na Pampulha. Além de investimentos no metro que já se encontra pronto e é utilizado sem sua capacidade máxima.
Mas dentro disso entra também a questão da segurança pública e a conscientização da população.
É isso... rs..
Bicicleta não rola. O que deve ser feito é implementar metrô subterrânio de verdade no centro e criar um anel rodoviário de verdade em volta da cidade. Em muitos destinos em BH é obrigatório passar pelo centro da cidade ou partes de tráfego muito intenso.
Qualquer opção demanda um investimento gigante de dinheiro, e não vejo menor possibilidade de acontecer no curto/medio prazos, ao mesmo tempo que o futuro só irá piorar o quadro.
uma coisa é certa: eu já custo a subir a pé o morro da minha rua (bairro Anchieta), imagina de bicicleta? :) Acho que o trânsito aqui não está tão ruim, mas ainda acredito que algumas boas modificações poderiam ser feitas (metrô digno, por exemplo).
Em cidades planas é mais vivável usar a bicicleta, mas só o relevo não basta. Aqui em Brasília, a meu ver uma cidade perfeita para esse tipo de transporte, andar de bicicleta é risco de vida. É comum ver motoristas, principalmente os de transporte coletivo, espremendo os ciclistas junto ao meio fio. A solução? Pra começar, relevo+respeito.
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