14.4.08

Dois pesos, duas medidas, e o estrago que a Globo faz ao esporte

Todos nós, apaixonados por esporte e, especialmente por Fórmula 1, temos muitas divergências e raras unanimidades. Aliás, duas unanimidades: a repulsa à Globo e ao Galvão (aaargh!) Bueno.

Sobre o mala-sem-alça já existem dezenas de sites, centenas de comunidades, não vale a pena falar.

Mas sobre a Stock Car, categoria que, após a entrada do filho do Galvão (Cacá Bueno) recebeu um "empurrãozinho" da Globo, sendo citada no Jornal Nacional como se fosse um evento altamente importante para o Brasil, ainda dá pra discutir. É tanta propaganda que a gente até tenta assistir (no autódromo certamente é emocionante, mas pela TV dá sono).

Por exemplo, na Fórmula 1, a Globo não cita o nome das equipes que levam nomes de marcas que não sejam montadores de automóveis/motores. Renault é Renault, Toyota é Toyota, Honda é Honda, McLaren é McLaren, Ferrari é Ferrari.

Mas por que a Red Bull é chamada (só) pela Globo de RBR, a Toro Rosso (Red
Bull, em italiano) é chamada de STR? A desculpa da Globo é que as primeiras são marcas para publicidade, enquanto as outras são montadoras de automóveis/motores, que, portanto, devem ser citadas. Ela tem o hábito de sumir com o nome de marcas que não pagam a ela para aparecer, como faz até com placas de publicidade em estádios, painéis de patrocinadores em entrevistas de atletas, etc.

Até aí tudo bem, é lamentável, mas se fosse uma regra, ninguém poderia reclamar.

Só que, na Stock Car, patrocinada-promovida-gerenciada pela Globo, a equipe do Cacargh Bueno é Eurofarma - laboratório farmacêutico. As outras são Medley (idem), etc.

É insuportável o que a Globo faz com o esporte. Compra os eventos e não transmite só para os outros não transmitirem (fez isso por anos a fio com o tênis, depois é que jogou para o SporTV transmitir). Interfere nos horários (esse horário do futebol de 21:45 "depois da novela" tira o público dos estádios, é muito tarde).

Chega até a tentar mudar o regulamento!!! (veja o que ela tenta fazer na Stock Car ("Globo pretendia impedir que os pilotos da Stock Car V8 participassem de qualquer outro campeonato que não fosse transmitido pela emissora.) - não consegui achar o link permanente para o post do blog do Mike Vlcek, do Lance, mas clique e procure por "Thiago Marques condena cláusula", post de 09/04/08, ou leia a íntegra logo abaixo)

É por isso que eu, no fundo, acho bom a Record, mesmo com esse dinheiro "não muito ético", começar a ameaçar a Globo. Muita gente (assim como dizem "o que será pior: ser dominado pelos EUA ou pela China?") já diz "o que será pior: o monopólio da nojenta Globo ou o monopólio dos bispos da Universal?".

Eu não sei, mas acho difícil estragar mais o esporte do que a Globo já estraga.

-------------------------------------------------
Thiago Marques condena cláusula

postado por Mike Vlcek

Como alguns de vocês já devem saber, o amigo Victor Martis, do site "Grande Prêmio", deu um furo hoje quando publicou matéria revelando que a Globo pretendia impedir que os pilotos da Stock Car V8 participassem de qualquer outro campeonato que não fosse transmitido pela emissora.

Nesta quarta, o piloto Thiago Marques veio à redação do LANCE! SP para participar de um chat e me respondeu a duas perguntas sobre o assunto.

Não sou muito fã da Stock por razões técnicas apenas, porque o paddock está repleto de gente boa e camarada, mas esta da emissora, se tivesse passado, seria o fim da picada. A CBA também promete agir em defesa dos pilotos. Vamos ver no que dá.
Com a palavra, Thiago Marques:

Mike: Boa tarde, Thiago. Sou editor de poliesportivo do LANCENET! e tenho uma primeira pergunta: Você sabia da tal cláusula que impedia os pilotos da Stock de participar de qualquer categoria que passasse em uma emissora de TV rival à Globo? Algo a comentar sobre isso? Chegou a te prejudicar? Forte abraço e boa sorte em Interlagos.

THIAGO MARQUES: Mike, soube, sim, sobre esta cláusula! Fomos surpreendidos por isto, pois recebemos na sexta-feira o contrato. A mim compromete sim, pois tambem vou participar da GT3 brasileira, a qual me comprometeria... Mas enfim, esta clausula esta sendo revista e será anulada no contrato.

Mike: Então a cláusula não estava em vigor em anos anteriores, é isso? E como você vê a GT3? Já rivaliza com a Stock ou ainda é cedo?

THIAGO MARQUES: Os pilotos não assinaram este contrato devido a esta cláusula. Vamos ver o que vai dar... eu não posso assinar este contrato, pois já tenho contrato assinado com a GT3. Tenho certeza que esse ano e ano que vem a GT3 incomodará a stock. É uma categoria que tem muito apelo ao publico, devido aos carros. Somando aos pilotos que estao entrando este ano, com certeza será um grande campeonato.
---------------------------------------------------------

3 comentários:

Raphael Hagi disse...

Inacreditável essa cláusula.

Anônimo disse...

Tales, não encontrei os termos de uso do Blog. Gostaria de saber se posso repassar a alguns amigos seus textos (citando a fonte, é claro) através de email. Grato

Anônimo disse...

Tales, não encontrei os termos de uso do Blog. Gostaria de saber se posso repassar alguns textos daqui para amigos através de email, com a fonte devidamente citada, é claro. Grato.