14.1.08

A noça hortografia côrporativa

Quando acho que nada mais me surpreende dada a péssima qualificação das pessoas hoje em dia, principalmente quando se trata de Português, recebo duas pancadas dessas, de desanimar, pois são de empresas ditas sérias.

A primeira foi enviada ontem, 13/01/08 pelo meu amigo e um dos maiores incentivadores a continuar escrevendo aqui, o Raphael Hagi. A foto que ele envia é de um stand da Editora Três (responsável, dentre outras, pela revista ISTOÉ), que oferece uma revista de "cortezia". Apenas mais um golpe na credibilidade dessa empresa absolutamente amadora que, no ano de 2008, ainda não tem um 0800 para atender os milhares de assinantes, e faz o telemarketing mais estúpido que já vi, com várias pessoas ligando e brigando entre si 6 meses antes do vencimento da assinatura, oferecendo "promoções" de renovação que são sempre mais caras que a assinatura pelo site.



A segunda é lamentável, mas é típica de hoje: as empresas não dão a devida atenção ao atendimento via site/e-mail. Colocam pessoas absolutamente despreparadas para responder às solicitações que chegam por meio dos "Fale Conosco". O resultado são mensagens sem padrão, que muitas vezes chegam quando você não espera mais resposta, e com erros intoleráveis de ortografia.

Vejam o texto que recebi de uma revenda Microsoft, como resposta a uma solicitação de orçamento - o negrito é pra ressaltar os erros de ortografia, não todos porque a falta de pontuação e o texto confuso não pode ser destacado de maneira simples. O nome da pobre funcionária foi omitido propositalmente. Falta acento até no próprio nome da empresa.

-------------------------------------------
From: xxx
To: Task Telecom
Sent: Monday, January 07, 2008 10:09 AM
Subject: RES: Orçamento Microsoft Project

Boa tarde

Estou entrando em contato para saber se você tem alguma resposta sobre a nossa cotação de Softwares da Microsoft que fizemos ah alguns dias atrás.

Fico no aguardo esperando uma resposta que torço para que seje Ótima, se for o caso de precisar de novos preços é so me comunicar.

Att

xxx
Champion Sales Microsoft
SND Distribuição de Produtos de Informatica Ltda
Tel: (11) 2187-xxxx
Fax: (11) 2187-xxxx
www.snd.com.br
----------------------------------------------

A terceira é um banner do Atlético-MG no site AgendaBH com um convite para adIquirir games do Galo. Ai!



A última recebi há algum tempo, da Way TV, como resposta a uma solicitação também via formulário na web. Já até usei em sala de aula como exemplo de como NÃO se deve atender o cliente. A anta comete um erro grave, que é de enviar um arquivo para mim que deveria ir para outro cliente (imagina se fosse coisa com dados sigilosos?). Depois se "recupera" do erro, pedindo para eu desconCiderar a mensagem, bem no campo "Assunto" do e-mail. É duro...



Que desânimo!!

Um comentário:

Raphael Hagi disse...

Tabola,

O que me deixa irritado muitas vezes, é que várias empresas que atendem seus clientes dessa maneira são de médio e grande porte! Então fico me questionando sobre dois pontos de vista:

Do ponto de vista corporativo - As empresas, parece, não fazem simples teste para admissão, como uma redação. Ou então não promovem algum curso interno. Já trabalhei em empresas que facilitavam o ingresso em curso de espanhol e inglês, sendo que na verdade muitos dos funcionários precisavam de aulas de português mesmo.

Do ponto de vista individual - Como você sabe, eu nunca fiz um vestibular na vida. Então de certa forma sou ignorante. Mas, porra, eu não cometo os erros de português que esse povo solta por aí.

Eu só vejo o quadro piorando e nenhuma atitude concreta em contrário.

Parabéns pelos flagras!

[]s