2.7.08

"Prêmio" e "Música"

Ê beleza. Começando o dia já exercitando minha chatice...

Acabo de ver aqui os maiores "premiados" do "Prêmio Multishow" (tinha que ser da Globo) ontem. Vejam a lista:

Melhor música - Boa sorte/Good luck - Vanessa da Mata e Ben Harper

Melhor CD - Maria Rita - Samba Meu

Melhor clipe - Charlie Bown Jr. - Pontes indestrutíveis

Melhor DVD - Multishow ao Vivo - Ivete no Maracanã

Melhor cantora - Ivete Sangalo

Melhor show - Ana Carolina - Dois Quartos

Melhor grupo - NX Zero

Melhor cantor - Di Ferrero (NX Zero)

Revelação - Strike

Instrumentista - Radamés Venâncio - piano - Ivete Sangalo

Desnecessário comentar sobre a qualidade de "artistas" como Ivete Sangalo e NX Zero (quem?).

Fiquei incomodado com isso e procurei, aqui na Internet mesmo, a definição da palavra "prêmio". Pensei que uma coisa dessas deveria ser proibida de ser chamada de "prêmio". Achei a seguinte, no Priberam, dicionário da língua portuguesa:

-----------------------------------------------------------
prémio

do Lat. praemiu

s. m.,
recompensa;
galardão;
remuneração;
distinção conferida a quem se torna notado por trabalhos ou méritos;
ágio;
juro;
prestação que o segurado efectua em favor da companhia seguradora como contrapartida do direito de indemnização.
------------------------------------------------------------------------

Bom, "prêmio" para mim, deveria ser "distinção conferida a quem se torna notado por trabalhos ou méritos;". Mas vamos entender como "remuneração", ou seja, os caras estão lá porque cumpriram bem o que a gravadora mandou, encheram os bolsos de dinheiro. Foram os funcionários mais produtivos da gravadora, com relação às metas de faturamento. Tá bom assim.

Ou pode ser também uma recompensa à gravadora, que gasta tanto dinheiro pagando pra essas monstruosidades tocarem no Faustão, na 98, na Mix e na Jovem Pan que depois merecem um crédito por tamanho esforço.

Nada contra o sujeito que toca piano para a Ivete Sangalo, deve até ser bom mesmo. Mas alguém já ouviu piano em música de "Sai do chão, sai do chão, vai, vai, todo mundo agora beijando na boca na palminha da mão"?

Esse "Prêmio Multishow" é tão imbecil que um artista de verdade deve ter até vergonha de ganhar. Imagina só um Chico Buarque ou Maria Rita mostrando um troféu para um amigo, e este comentando: "esse é aquele que o Chorão e aquele cara do NX Zero ganharam também? Guarda lá no fundo da estante ou dá pro seu neto brincar" :-)

Se não me engano, até Zeca Pagodinho já ganhou como melhor cantor (hilário pensar nisso) e Jota Quest, a pior banda de todos os tempos, ganhou umas 30 vezes como melhor banda, melhor cantor, melhor sapato, melhor roupa, etc :-)

Sobre Ivete Sangalo, a melhor definição que já li foi do grande Jamari França, de O Globo - "uma cantora que até agora parece à prova de exaustão porque canta até em enterro de indigente se for convidada"

Para passar alguma credibilidade, depois de venderem os prêmios principais para as gravadoras, eles arrumam uns pingados para músicos de verdade, como Maria Rita e Ana Carolina. Espertinhos esses caras.

A votação deve ser feita pela Internet. Só nela, Maradona é melhor que Pelé, Di Ferrero (quem?), Chorão e Rogério Flausino são cantores, Ivete Sangalo é "diva", Champignon (quem?) e os Sandijúniors são instrumentistas.

Ivete Sangalo e NX Zero como "os maiores vencedores de um prêmio de música" em 2008. Fala sério. Tem coisas que só o jabá faz por você.

4 comentários:

Anônimo disse...

Milagre!!Um post inteiro sem citar os Neves!!!! hahahhahah

Brincadeira, amor! Esse "Prêmio Multishow" é uma vergonha mesmo, pode meter o pau!

Mas fala sério, amor.. Será que o Aécio não teve nada a ver com essa indicação do Di Ferrero (quem???????) rss

Anônimo disse...

Acho que não deve ter coisa mais constrangedora, artisticamente falando, do que ser premiado no mesmo evento em que NX ZERO À ESQUERDA é considerado o melhor grupo (!). E o que é mais lamentável é a pompa, a grandiloquência desses prêmios cafonas. Uma imagem que diz tudo é ver, no CQC, os membros dessa panelinha chegando num tapete vermelho e o busão podre passando ao fundo. É bem isso aí.

drews disse...

Trabalhei em uma época no "Jornal das Feiras" de BH, que foi premiado como melhor veículo de comunicação de distribuição gratuita, sem jamais ter circulado...

Areia e Mercúrio disse...

Essas listas de premiação são realmente engraçadas.
Parece até que a votação foi feita entre um bando de adolescentes confusos...
E quem é Di Ferreiro?