14.9.07

Resumindo...

Nada a declarar sobre a vergonha que houve no Senado. Não tenho especificamente opinião formada sobre o voto secreto ou não, uma vez que a instituição do voto secreto visa proteger a pessoa de pressões ou de represálias posteriores (leia aqui no Blog do Alon um ponto de vista muito interessante).

Mas a sessão não precisa ser secreta. E não faltavam provas de quebra de decoro. Mentir é quebra de decoro e pronto. Independente de não se provar ainda que Renan sonegou, que usou dinheiro da empreiteira, etc, porque isso ainda não está provado, ele mentiu várias vezes quando mudava de uma desculpa pra outra, e isso é suficiente.

Enfim, ele foi absolvido porque, nas lamentáveis palavras do senador e ex-ministro Francisco Dornelles (leia no blog da Míriam Leitão), "o que ele fez foi só sonegação tributária". Como se fosse pouco, como se a sonegação não estivesse na raiz da imensa carga tributária que temos no Braisl e que nós, pessoas normais, pagamoa a conta, pois não podemos sonegar, só eles lá em cima.

Luto moral pra todos nós. Como sempre encontramos um jeito bem-humorado pra protestar (o que acaba sendo ruim, pois fazemos piadinhas, rimos da nossa própria desgraça e passamos a esperar o próximo escândalo), segue abaixo um "fluxograma" que recebi, explicando exatamente o que ocorreu com Renan e que ocorre o tempo todo com os nossos representantes, não só do legislativo. Clique na imagem pra vê-la em tamanho maior.

Nenhum comentário: