17.4.07

Didgeridoo - Um som muito louco

Olá, meus 5 leitores - que devem ter diminuído depois dessa ausência pra um descanso! Estou de volta, morto de saudade dos meus moleques e com muito trabalho pra fazer.

Além de descansar bastante, conhecemos (minha Bia e eu) essa figuraça que toca o instrumento chamado didgeridoo (pelo menos é como ele soletrou), originário dos aborígenes da Austrália. Acompanhado de um chocalho no pé, e abrasileirado com o pandeiro, gerou um som muuuuuito legal, conforme pode ser visto no vídeo abaixo, ruinzinho por ser feito com o celular (não estranhem a virada de câmera no final, não sei o que passou na minha cabeça na hora ao fazer isso, acho que esqueci que era vídeo e mudei como se fosse tirar uma foto melhor :-)

Pra quem gosta, ele estará em Tiradentes no festival de cinema que começa em pouco tempo. Vale a pena!



Marcelão, respondendo ao seu comentário: eu não entendo muito de acústica, então não posso explicar como funciona, mas é um pouco parecido com um berrante, só que com o som muito mais legal! No YouTube tem vários outros vídeos com esse instrumento, inclusive com aborígenes tocando, mas achei o do "Sol" (é como o cara se intitula) mais legal pela mistura.

Drews, valeu pelo comentário, tenho a discografia completa do Jamiroquai (mas confesso que não tive paciência de escutar, achei tudo igual), vou prestar atenção. Me lembra também as misturebas do Sepultura no Chaos A.D. e do Soulfly do Max (ruiiim, mas com toques afro/índigenas).

Hagi, seus comentários são sempre ricos, mas vou discordar do pandeiro. Também odeio carnaval, odeio axé, porque além da música ser ruim, normalmente está associado à playboyzada. Mas um sambinha original, um pandeiro, são respeitáveis.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seja bem-vindo de volta amigo ! Caramba, que som bacana mesmo ! So nao entendi o funcionamento do instrumento. Ele funciona como um amplificador ? Sonzinho bacana !

Raphael Hagi disse...

Tales, bem vindo de volta!

O instrumento em questão é o "Didgeridoo". Não é elétrico e precisa de microfones para captação de som, como se fosse uma flauta ou trombone.

Existe uma página na Wikipedia a respeito deste instrumento: http://en.wikipedia.org/wiki/Didgeridoo

Ouvi o som do Didgeridoo pela primeira vez no álbum "The Human Equation" do Ayreon. Esse disco é de 2004 e eu comprei a versão com um DVD de 'making off' da gravação.

O som produzido é bastante peculiar, e isso chamou a minha atenção quando baixei os mp3 e tive a resposta ao comprar o disco com o DVD bônus.

Minha hora de ser chato: A versão abrasileirada ficou uma bosta. Odeio pandeiro e qualquer som que lembre carnaval. Hehehe.

drews disse...

conheci o tal didjeridoo vendo uma banda Australiana numa loja da Mars Music em Orlando. Impressionante o som que sai daquela coisa...
Vale a pena dar uma sacada noa quatro primeiros discos do Jamiroquai: o didjeridoo é usado em várias músicas.

Hywandra disse...

oi...
eu toco didge ha 2 anos e meio e fico feliz por ver cada vez mais comentarios, informações, conversas, etc, sobre o didge!
para que nao conhece, passo a informar que o didgeridoo tem o poder de formar familias cosmicas! tem o poder de desenvolver em nos o sentimento de partilha, amor, igualdade e humildade, quando utilizado para o bem.
por causa do didge formou-se um grupo de amigos (ao qual estou inserida) que vivem em diferentes pontos do pais (portugal) e juntam-se pelo menos uma vez por mes para tocarmos didgeridoo todos juntos.
para ficarem a conhecer e ouvirem um pouco mais sobre este instrumento ancestral recomento alguns grupos (podem procurar no myspace, youtube, ou mesmo nos sites oficiais):
olivetree dance (portugueses - e por acaso vou ve-los, novamente, amanha)
blasted mechanism (portugueses)
primitive reason (portugueses - primeiros albuns)
wild marmalad
ganga giri
inlakesh
xavier rudd
3ple-d
mt-yidaki
mark atkins
e ha por ai muitos mais... é so pesquisarem com atencao e paciencia!! vao ficar bem surpreendidos...
ca em portugal temos a APD - Associação Portuguesa de Didgeridoo... que organiza um festival anual Festival FATT - Fonte de Artes Tribais e Tradicionais e mais alguns eventos onde o didge tem papael principal.
para mais informações: www.e-fatt.com/forum

ps: se tiverem curiosidade pesquisem acerca da Lenda do Guerreiro Yidaki

Até ao priximo encontro