24.8.06

Queimadas - até hoje?

Viajando ontem de ônibus ontem pra Curvelo, onde fui dar aula, vi um terreno enorme, uma faixa de uns 2 quilômetros à beira da estrada devastado por queimada. Lembrei que desde o primário - já se vai um bom tempo - eu leio e ouço que isso não deve ser feito, que estraga a terra, etc.

Á beira da estrada, a uma centena de quilômetros de uma das maiores cidades do país, ainda somos obrigados a ver isso... fora a falta de educação no trânsito, o lixo no chão, as madames em fila dupla nas escolas, as pessoas escrevendo "português" de maneira cada vez pior... Sabem aqueles e-mails que recebemos com redações e provas de vestibular com frases absurdas? Pois é, tenho lido coisas semelhantes). E nossa juventude "consciente" fazendo campanha pelo voto nulo...

Essas coisas dão um desânimo, a gente chega à conclusão que não tem muita saída pro país, é questão de educação mesmo... mas esse povo vai à escola. As madames, os caras que têm carro, os que jogam lixo do carro na rua... o que fazer? Que tristeza...

4 comentários:

Anônimo disse...

Compartilho do seu desânimo, e isto as vezes me preocupa ( não o compartilhamento mas o desânimo).

Temo que se transforme em descaso, porque é isto que está ocorrendo. Além da falta de coerência e de cidadania ( não sei se são causa ou consequencia do desânimo).

Usando seu exemplo, todo mundo sabe que queimada é ruim, todo mundo vê, mas ninguém liga nem denuncia.

Todo mundo reclama de assalto, todo mundo já viu assalto ocorrer na rua e ninguem faz nada, não digo que é preciso reagir, mas um grito ou uma buzina de alguém que não é a vítima, as vezes é suficiente para espantar o ladrão

Temos que aprender a reclamar.

Reclamar com a madame do carro em fila dupla, reclamar com o serviço 0800 daquela empresa, ligar para aquele número que aparece atrás do caminhão ( ..como estou dirigindo?...)

Uma amiga minha ( a Dedéia ) me mostrou que isto as vezes funciona, em outras pode funcionar se a gente reclamar mais.

Temos que reclamar.

Tales Lacerda disse...

Isso mesmo, Marquim. O pior é que nem o povo do "como estou dirigindo?" está preparado pra ouvir nossas reclamações. Há alguns meses, alguém dentro de um caminhão da Brahma à minha frente jogou uma latinha (de Coca-Cola!) pela janela e caiu na rua. Liguei pro 0800 "como estou dirigindo" na hora e denunciei.

A mulher perguntou: "a latinha bateu no seu carro?". Eu disse que não, mas que de qualquer forma era errado, não só jogar a lata no chão, como consumir marca de concorrente (sei que a Ambev pune funcionários que consomem bebidas de concorrentes).

No fim, vi que ela estava me enrolando e não estava anotando nada, e desisti...

Eduardo Davis disse...

Eu já vi com meus próprios olhos, que são operados - e um só funciona bem, coisas que o governo e funcionários públicos fazem. Acho que grande parte do que acontece de errado, a falta de ética em geral, começa por ai. A sujeira é tanta que eu duvido que o país cresça com esse "alto" nível de falta de gestão da "coisa" pública. É uma falta de respeito tremenda e fico enjoado cada vez que vejo isso de perto. E algumas pessoas, bem intencionadas, mas sem poder de mudar as coisas, entram no esquema. Com relação à educação, não precisamos olhar muito longe... Mostre-me seu líder que direi que povo sois.

Vanessa disse...

Eu gostaria de saber como denunciar um vizinho que adora queimadas, será que existe algum local para pedirmos uma fiscalização? Me entristeço com a ignorancia das pessoas. Se souber de algo me avise pelo email: vanessadornas@gmail.com. Obrigada, Abraços.