24.8.10

Desonestidade intelectual deveria ser crime

Estava me considerando inapto para voltar a escrever no blog, até tentei, há algumas semanas, mas me recolhi à minha mediocridade, preferindo dar meus curtos pitacos via Twitter (@taleslacerda), acho que me viciei em escrever só em 140 caracteres.

Mas, como diz o Rubinho, 'hoje não, hoje não' :-)

Meu grande amigo, concunhado e meu advogado Rafas Maia (@rafasmaia) me emprestou um livro, se derramando em elogios: 'Código da Vida', de Saulo Ramos. Ficou aqui encostado umas semanas porque estava acabando de ler um outro, e tinha acabado de comprar mais um (a impagável biografia do Ozzy Osbourne em 'Eu sou Ozzy').

Peguei-o pra ler agora à noite. Confesso que o nome Saulo Ramos já me causava um certo desconforto, por ter sido Ministro da Justiça do Governo Sarney. Acho que o ministro da Justiça diz bem qual é a cara do governo. A do Saulo Ramos eu não conhecia, mas o governo Sarney todos conhecemos... da mesma forma que Renan Calheiros foi Ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, e aí a lógica se inverte... se o cara coloca o Renan Calheiros pra cuidar da Justiça do país...

Bom, mas não é pra falar de política. Mesmo com esse pé atrás, comecei, como sempre, lendo as orelhas, prefácio, etc, acho que um livro merece ser lido por completo, leio até a ficha para catalogar em biblioteca.

No prefácio, chamado 'Explicação necessária', o autor faz uma breve síntese da sua trajetória e, meio que 'por acaso' já estava trabalhando com Jânio Quadros, lançando Mário Covas à prefeitura de Santos, virando Ministro do Sarney. Acho que ninguém chega a um cargo alto político 'por acaso', mas vamos lá...

No fim da 'explicação necessária', a bomba que me fez desistir de ler o livro.

Foi mal, Rafas, mas não desce. Desonestidade intelectual é impossível de engolir. Engulo opinião sincera divergente das minhas, como é o seu caso, engulo encheções de saco sem fundamento no que deveria ser um debate racional, como tantos que presenciamos, mas tudo tem limite. Veja só o parágrafo:

"Claro que examino, com repulsa, a putrefação do governo Lula e a patriótica corrupção do Partido dos Trabalhadores, que fundou, afundando-se, a escola da imoralidade para fazer o bem público e que acabou na vida privada de seus agentes batendo uma lamentável espécie de recorde na história brasileira das grandes vergonhas. Ou da falta delas, inclusive a de deixar os pobres cada vez mais pobres para industrializar esmolas em trocas de votos"

Nem vou discutir a afirmação de 'recorde de vergonhas e corrupção' com quem foi ministro do governo mais corrupto que já tive notícia, o de Sarney,Saulo Ramos, ACM e tantos outros. Como isso não tem um medidor, é subjetivo, é opinião e ideologia.

Mas, Sr. Saulo (não chamo advogado de doutor, só chamo de doutor quem tem doutorado, não sei se o Sr. tem): ao dizer que 'os pobres estão cada vez mais pobres', o Sr. mostra ou que é ignorante por completo ou que é desonesto. Tendo a duvidar da primeira opção, dados sua formação e trânsito pelo poder há décadas.

O Sr. não precisava falar isso, porque sabe que é mentira. Ao falar, se iguala ao que há de mais podre na imprensa escrita do Brasil - Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, da Veja. Depois dessa manifestação de rancor e desonestidade, não me interessei pelo restante do livro, por mais que o Sr. alegue que a história é sobre 'pais separados que brigam pelos filhos', com alguns recortes sobre o que acontecia no país à época.

Eu gostaria que existisse o inferno, para encontrá-lo lá - eu, por ser ateu, o Sr. por ser mau-caráter e desonesto. Mas infelizmente (ou felizmente?) nunca o encontrarei.

Seu livro está separado aqui, Rafas. Valeu.

2 comentários:

CrápulaMor disse...

Inacreditável que alguém que já foi Ministro da República e tenha livros publicados (aparentemente com algum sucesso) seja capaz de fazer afirmações tão cretinas. Beira a esquizofrenia afirmar que os pobres estão mais pobres no Gov. Lula.

Dizer que a corrupção aumentou com o PT também é apenas demonstração explícita de reacionarismo. E acho que existem alguns medidores, sim: foi nesse governo que a PF passou a ser valorizada, teve orçamento mais que triplicado, contratações, liberdade para bater recordes de operações e prisões etc. Só agora nós temos um Procurador Geral da República, indicado pela categoria, que efetivamente pode cumprir seu papel, indiciando até mesmo gente do Governo. Levantamentos de ONGs sobre cassações e processos na Justiça sempre deixam o PT como uma das legendas menos corruptas. Dentre outras coisas.

* http://crapula-mor.blogspot.com/2009/03/fizeram-o-tal-corruptometro.html

Parabéns pelo texto! Bem vindo de volta à blogosfera!
Abraços

Raphael Hagi disse...

Não conseguir concluir a leitura de livros que não sejam de caráter técnico é algo que me faz me sentir a pessoa mais ignorante do mundo.

O último que consegui ler, fora do âmbito técnico, foi "Café, Q.I., Sono e Memória". Livro interessante sobre os efeitos do café no organismo, contradizendo inclusive alguns mitos.

Como já tentei explicar algumas vezes, também pelo twitter, não acredito que o PT seja livre de toda e qualquer corrupção, e acho lamentável algumas coisas que rolaram no governo do Lula.

Mas, por não acreditar que um governo vai conseguir se manter por oito anos sem nenhum desvio de conduta, seja por imposição das regras do "jogo político" ou por mera corrupção, gostaria de renovar o comando, com o PT e PSDB fora, respondendo inclusive uma mensagem sua no twitter comparando a continuidade com restaurante.

Mas a Marina, desisti depois de uns "Graças a Deus", "Sou pobre como você brasileiro e mereço uma chance", fora todo o papo feminista. O Serra, nem pintado de ouro, vou de Dilma mesmo, mas por falta de opção.