Saindo hoje pra trabalhar, ouvi na TV (Bom Dia Minas), de passagem, uma matéria sobre as reclamações dos consumidores contra as operadoras de telefonia (fixa e celular).
Não é novidade pra ninguém que as teles conseguem superar as administradoras de planos de saúde como as empresas que mais maltratam o consumidor no Brasil. Isso sai na imprensa toda semana.
Mas o que me chamou a atenção foi uma funcionária do Procon-MG reclamando que é um absurdo que os Procons fiquem abarrotados de reclamações contra as teles, como se eles fossem o balcão de atendimento delas.
Fiquei pensando: será que isso não é proposital? As teles contratam gente em número insuficiente pra atendimento ao cliente e deixam o bolo pra ser atendido por órgãos públicos, pra dar aquela filtrada e só aparecerem lá na frente, fazendo um acordo com os poucos que tiverem tempo, paciência e disposição pra levar o processo adiante?
Como estratégia de redução de custos, lance perfeito. Eticamente lamentável, mas espera-se coisa melhor das Telemar & Cia?
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