25.7.08

E o PiG continua fazendo das suas...

PiG - "Partido da Imprensa Golpista" é o nome dado pelo brilhante Paulo Henrique Amorim aos grandes veículos da imprensa brasileira, que insistem em distorcer escandalosamente os fatos, concidentemente sempre a favor do PSDB/PFL-DEM e contra a esquerda (PT/PC do B, etc).

Eu já tinha achado esquisito a manchete "Marta e Alckmin continuam liderando em SP". Marta Suplicy (PT), com 5 pontos, agora 4, de vantagem para o Geraldo Alckmin (aquele, o Picolé de Chuchu, o presidente da "República de Pinda", como era conhecida a sua turma de compadres que administrou (?) a cidade de Pindamonhangaba-SP e depois se aventurou a canditado a presidente).

Em 2006, quando o Serra(PSDB) liderava por 3 pontos, a manchete era: "Datafolha: Serra lidera disputa isolado". Agora, com o PT liderando por uma vantagem maior, é empate, é "Marta e Alckmin seguem na liderança".

Então ficamos combinados assim: 1 ponto a favor do PSDB é liderança isolada, e até 6 pontos de vantagem, se for contra o PSDB, é empate técnico.

Essa história do Daniel Dantas também... todo mundo que lê notícia sabe que ele foi o 'PC Farias' do governo FHC, que coordenou a privatização das empresas, intermediou compras, vendas, superfaturou, indicou pessoas para os cargos mais importantes do Brasil, ficou bilionário durante os anos tucanos e que continou agindo, ainda que em menor escala, no governo Lula. Mas divulgam a notícia parcialmente, dizendo que ele é o 'cara do mensalão', e que o grande crime agora não é o dele, mas o de quem afastou o delegado que mandou prendê-lo. Tem que investigar e pegar todo mundo, ele e a metade do PT que estava com ele e a totalidade do PSDB/PFL que estava com ele. Certo?

Agora a tal AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulga uma lista suja com o nome dos candidatos a prefeito e vice que respondem a processo na Justiça. Acho uma iniciativa brilhante desde que: (a) inclua todos; e (b) faça a ressalva que responder a processo não necessariamente quer dizer que o sujeito é criminoso. Os próprios magistrados, jornalistas, etc, têm dito constantemente que a idéia de proibir pessoas que respondam a processo de concorrerem a eleições ia deflagrar uma onda de processos de adversários contra outros, sem fundamento, só pra tumultuar.

Pois bem: assim como uma tal associação que criou o movimento "Cansei", tentando atrapalhar a eleição de Lula em 2006, essa associação agora divulga essa lista como se fossem criminosos, inclui Marta e Maluf, mas curiosamente, não inclui Gilberto Kassab (DEM e candidato de José Serra), que responde a processo desde quando foi secretário de finanças do terrível Celso Pitta. Leia mais aqui. Por que não?

Eu só não sei o motivo exato de tanta preferência da imprensa pelo PSDB e contra o PT. Se, afinal, o PT continua privilegiando os banqueiros e megaempresários, como a imprensa fica dizendo, que nada mudou, etc, por que eles querem tanto a volta do PSDB ao poder? Será que eles levam alguma vantagem nisso? Qual será essa vantagem? Publicidade superfaturada? Leis modificadas para facilitar suas operações financeiras?

Mas tudo isso deve ser só implicância minha, a imprensa não é tendenciosa, foi só um acidente, mudaram a metodologia, é só uma coincidência, sei lá...

Nenhum comentário: