30.7.08

Armação desarmada

E a tal 'AMB', que resolveu dar uma ajudinha a Alckmin e Kassab, como dito no post anterior, criticada e pressionada, acabou tendo que incluir o 'demo' na sua lista suja, de políticos que respondem a processos.

Claro que, nesse meio tempo, todos os jornais do PiG divulgaram amplamente os dois concorrentes 'sujos', e agora certamente não farão a correção com um dos seus dois queridinhos. Enquanto isso, Kassab já divulgou material contra os opositores, tentando se aproveitar do fato e sair do incômodo terceiro lugar nas pesquisas. E, de quebra, vai ter que se explicar à Justiça por causa dos e-mails onde, como prefeito, ordenava que se monitorasse os locais onde as pesquisas do DataFolha estavam sendo feitas, num claro crime administrativo/eleitoral.

Leia mais aqui.

Em tempo: será que teremos 3 mulheres nas 3 principais capitais do Brasil? Jô Morais em BH, Jandira no Rio, Marta em São Paulo? Acho muito difícil ganhar de Aécio/Pimentel em BH, do pastor Crivella no Rio e do PSDB/PiG em SP, mas já dá pra sonhar.

29.7.08

Da série 'matérias cretinas na Internet'

Mais uma vez me pergunto: essas matérias passam por algum tipo de seleção, ou todo jornalista pode escrever qualquer bobagem e colocar no ar? Quem pagaria por uma notícia dessas?

Essa acabei de ler no Globo. Entrevistaram os astros Mascherano e Riquelme, da seleção argentina que se prepara paras as Olimpíadas. Não sei o que é pior, se a pergunta ("o que é mais importante: Olimpíadas ou Copa do Mundo?") ou as respostas...

--------------------------------------
Questionado sobre o que é mais importante: as Olimpíadas de Pequim ou a Copa do Mundo da África, em 2010, Riquelme se saiu bem:

- Hoje é importante a Olimpíada, mas em 2010 será a Copa do Mundo.

Já Mascherano disse que são competições diferentes, pois na Copa do Mundo podem participar jogadores com mais de 23 anos.
--------------------------------------

Ah bom!

Sobre os comentários no blog

Amigos que colocam seus comentários no blog: muito obrigado!

Estou à disposição para quem quiser mais alguma informação sobre qualquer assunto (alô Mel, tenho o e-mail do Gustavo sobre o problema da mineração), caso eu possa ajudar, claro. Não coloco meu e-mail direto aqui no site pra evitar esses robôs que possam capturá-los para listas de mail para spammers, mas vocês podem me contactar no tales arroba task ponto com ponto br. :-)

Acho que assim vocês entendem e não conseguem capturar :-)

25.7.08

E o PiG continua fazendo das suas...

PiG - "Partido da Imprensa Golpista" é o nome dado pelo brilhante Paulo Henrique Amorim aos grandes veículos da imprensa brasileira, que insistem em distorcer escandalosamente os fatos, concidentemente sempre a favor do PSDB/PFL-DEM e contra a esquerda (PT/PC do B, etc).

Eu já tinha achado esquisito a manchete "Marta e Alckmin continuam liderando em SP". Marta Suplicy (PT), com 5 pontos, agora 4, de vantagem para o Geraldo Alckmin (aquele, o Picolé de Chuchu, o presidente da "República de Pinda", como era conhecida a sua turma de compadres que administrou (?) a cidade de Pindamonhangaba-SP e depois se aventurou a canditado a presidente).

Em 2006, quando o Serra(PSDB) liderava por 3 pontos, a manchete era: "Datafolha: Serra lidera disputa isolado". Agora, com o PT liderando por uma vantagem maior, é empate, é "Marta e Alckmin seguem na liderança".

Então ficamos combinados assim: 1 ponto a favor do PSDB é liderança isolada, e até 6 pontos de vantagem, se for contra o PSDB, é empate técnico.

Essa história do Daniel Dantas também... todo mundo que lê notícia sabe que ele foi o 'PC Farias' do governo FHC, que coordenou a privatização das empresas, intermediou compras, vendas, superfaturou, indicou pessoas para os cargos mais importantes do Brasil, ficou bilionário durante os anos tucanos e que continou agindo, ainda que em menor escala, no governo Lula. Mas divulgam a notícia parcialmente, dizendo que ele é o 'cara do mensalão', e que o grande crime agora não é o dele, mas o de quem afastou o delegado que mandou prendê-lo. Tem que investigar e pegar todo mundo, ele e a metade do PT que estava com ele e a totalidade do PSDB/PFL que estava com ele. Certo?

Agora a tal AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulga uma lista suja com o nome dos candidatos a prefeito e vice que respondem a processo na Justiça. Acho uma iniciativa brilhante desde que: (a) inclua todos; e (b) faça a ressalva que responder a processo não necessariamente quer dizer que o sujeito é criminoso. Os próprios magistrados, jornalistas, etc, têm dito constantemente que a idéia de proibir pessoas que respondam a processo de concorrerem a eleições ia deflagrar uma onda de processos de adversários contra outros, sem fundamento, só pra tumultuar.

Pois bem: assim como uma tal associação que criou o movimento "Cansei", tentando atrapalhar a eleição de Lula em 2006, essa associação agora divulga essa lista como se fossem criminosos, inclui Marta e Maluf, mas curiosamente, não inclui Gilberto Kassab (DEM e candidato de José Serra), que responde a processo desde quando foi secretário de finanças do terrível Celso Pitta. Leia mais aqui. Por que não?

Eu só não sei o motivo exato de tanta preferência da imprensa pelo PSDB e contra o PT. Se, afinal, o PT continua privilegiando os banqueiros e megaempresários, como a imprensa fica dizendo, que nada mudou, etc, por que eles querem tanto a volta do PSDB ao poder? Será que eles levam alguma vantagem nisso? Qual será essa vantagem? Publicidade superfaturada? Leis modificadas para facilitar suas operações financeiras?

Mas tudo isso deve ser só implicância minha, a imprensa não é tendenciosa, foi só um acidente, mudaram a metodologia, é só uma coincidência, sei lá...

18.7.08

Nuvem com minhas bobagens :-)

Tenho visto essas 'nuvens' com as palavras que mais aparecem em determinadas páginas, em geral blogs. Acho interessante, mas não o suficiente pra parar oque estou fazendo e descobrir como coloca risso aqui. Aí li agora no Futepoca, e resolvi imitar.

Vejam abaixo a nuvem com as palavras que mais aparecem aqui. Engraçado que o Aécio que, segundo a Bia, é minha obsessão, o cara que mais cito, não aparece. Por que será? Será que ele censurou a Internet? Onde está o Aécio? :-)

11.7.08

Vale tudo para gerar uma notícia - manchetes e estatísticas inúteis

Com tantos sites, portais, 'agências de notícias' e 'jornalistas', a web virou uma terra de ninguém para ler notícias. Eu uso aqui um leitor de RSS na barra do Firefox e fico vendo notícias passarem, algumas delas me matam de rir de tão forçadas...

Vejam esta: o Vasco joga. Ganha ou perde. Beleza. A notícia é sobre se ganhou ou perdeu. Só que o Vasco trocou de presidente (que não joga, nem dirige o time). Aí colocam "Vasco estréia presidente contra o Figueirense". Hein? Até presidente estréia agora? Mas tudo bem, foi lá, perdeu.

Então ontem saiu outra:

"Dinamite estréia em casa como presidente com goleada do Vasco sobre o Sport: 4 a 0"

Então agora já temos mais estatística e ranking: vitória em estréia de presidente jogando em casa. Daqui a pouco vai ter: "presidente x quebra tabu: há y anos time não estreava presidente em casa e ganhava por mais de 3 gols de diferença" :-) Fala sério!

Depois dessa, vou me animar a colocar mais vezes aqui manchetes, matérias e estatísticas estúpidas, não só de futebol. O que esse povo não inventa pra publicar uma notinha... :-)

10.7.08

São esses que nos fiscalizam e multam?

Quem dirige em BH sabe muito bem como é: carros de órgãos públicos, prefeituras do interior, BHTrans, polícia, ambulância, tribunal de justiça, etc, são os reis do desrespeito às leis de trânsito. Avançam sinal, andam sem cinto, trafegam em faixa proibida, fazem conversões proibidas, páram em local proibido, falam ao celular, com braço pra fora do carro, utilizam veículo de trabalho para fins particulares, é uma festa.

Alguns veículos ainda nos achinchalham com o famoso adesivo "Como estou dirigindo?". Ligue pra lá e veja se consegue falar com alguém. E, se conseguir, se vai ter alguma resposta ou alguma providência será tomada...

A foto abaixo é mais um exemplo disso... e não podemos fazer nada, pelo contrário. Quando eu tinha o site FotoCidadão e denunciava isso, recebia mensagens ameaçadoras, dizendo que eu deveria ter cuidado, que não tinha mais o que fazer, etc. Lamentável.

Pelo menos essa aí já saiu no KibeLoco, quer dizer que não sou só eu o chato, o implicante.

ATUALIZAÇÃO DE 14/07 - SENSACIONAL! A divulgação da foto no KibeLoco levou a uma matéria no Jornal O Tempo, e o funcionário será punido. Que beleza!!!! De vez em quando somos surpreendidos com alguma pequena esperança de fim aos abusos de autoridade e impunidade. Clique aqui e leia.

7.7.08

Quem disse que é ruim produzir alimentos?

Volta e meia tenho vontade de debater com os pessimistas/reacionários de plantão, os mesmos que adoram dizer 'é por isso que o Brasil não vai pra frente', 'ê paisinho de m...', 'parece coisa de primeiro mundo' e 'esse tipo de coisa só acontece no Brasil'. Volta e meia não, o tempo todo.

Desde pequeno ouço e leio que o Brasil deveria deixar de ser um país agrícola, que deveria se industrializar mais, produzir bens manufaturados, etc, aquela conversa de escola à qual todos estamos acostumados.

Só que eu pensava: "Ué! Alguém tem que produzir o arroz, a batata. Se todo mundo produzir só carro o que vai acontecer?". Mesmo raciocínio que me fez criticar, também desde criança, a paixão do ser humano por metais preciosos, como o ouro, etc. Não me conformava em ver mulheres (e agora também os homens) babando por um pedacinho de poucos gramas que custa centenas ou milhares de reais. "Só porque é difícil de achar não quer dizer que valha tudo isso", eu falava.

O que acontecia era que todo mundo produzia arroz e café, e poucos produziam automóveis. Oferta e demanda. Mas agora parece que estamos caminhando para que os alimentos sejam a coisa mais rara. Ter água limpa vai ser coisa rara.

O artigo "A força da Terra e o Brasil", de Mauro Kahn, que li no Globo, que começa com a sugestiva frase "No dia em que um quilo de picanha custar mais do que um MP4 ..." vai direto à questão.

Enquanto os anti-Lula, anti-tudo, anti-Brasil se deleitam com a possibilidade da volta da inflação, debitando, como sempre, na incompetência do governo atual, a explicação mais clara para a alta do preço dos alimentos (pelo menos para um leigo como eu) é que tem gente demais pra comer e gente de menos pra produzir. Todo mundo quer produzir MP3 Players e, portanto, agora quem produz picanha está bem cotado. Não é o mesmo raciocínio anterior, só que invertido?

Então, deixem de ser chatos os que acham que é atraso produzir alimentos, 'ser a horta do mundo', que 'agricultura é coisa de país pobre'. Não é mais, e produzir alimentos vale muito sim.

4.7.08

Mais do mesmo - parcialidade ou cisma?

Acabei de ler essa notícia, e fiquei intrigado (diz a Bia que é cisma, que eu tenho mania de perseguição conra o PT, que isso não existe). Por que é que, ao contrário da maioria das matérias que envolvem políticos, tanto as positivas quanto as neutras ou negativas, por que só algumas não colocam a qual partido o suspeito pertence?

Pensei que, por ser do estado de São Paulo, onde os tucanos comandam tudo, dominam imprensa, barram CPIs (esse escândalo da Alstom é terrível e não sai em lugar nenhum), deveria ser do PSDB. O Boechat, na Band News, vive falando que os 'paladinos da moralidade do DEM e do PSDB' deveriam dar o exemplo e permitir ao menos as investigações no estado de São Paulo, mas barram tudo, na imprensa e na Assembléia.

Pesquisei no Google e não deu outra: é do PSDB. Coincidentemente ou não, essas roubalheiras em São Paulo se referem ao período 1997-2005, 1995-2003 e assim por diante, sob o pavoroso governo do pavoroso Geraldo Alckmin, enquanto FHC era presidente.

Amigos, vocês podem ser petistas, tucanos, anti-petistas, etc, mas alguém tem alguma dúvida que se o cara fosse do PT, ou amigo de alguém do PT, ou se tivesse qualquer relação com alguém do PT, não apareceria 'Prefeito petista', 'Compadre de Lula', 'prefeito ligado ao PT'?

Rafas, você que é tão lúcido, amigo de fé, irmão camarada e adversário político, não acha o mesmo que eu neste caso? Cisma ou parcialidade?

-----------------------------------------------------
Ex-prefeito de Vinhedo é preso

Plantão | Publicada em 04/07/2008 às 14h37m
EPTV

SÃO PAULO - O ex-prefeito de Vinhedo, na região de Campinas, Milton Serafin foi preso na manhã desta sexta-feira. Também estão presos os ex-secretários da administração municipal de Vinhedo Alexandre Tasca e Marcos Leite, segundo informações da CBN Campinas. Os três respondem a processos por irregularidades na aprovação de loteamentos na cidade.

Os três foram levados para a Delegacia Seccional de Campinas, onde prestam depoimento. Milton Serafim foi prefeito de Vinhedo de 1997 a 2004, período em que foram aprovados 30 novos loteamentos na cidade. Ele foi preso pela primeira vez em novembro de 2005.

Nas ações do Ministério Público, o ex-prefeito e os ex-secretários são acusados de exigir terrenos como propina para aprovar novos loteamentos.
--------------------------------------------------------------------------

3.7.08

Lojas e produtos queima-filme

Na falta de assunto e tempo maiores para colocar aqui, exercito mais uma vez minha intolerância, desta vez com os erros ortográficos que temos o desprazer de ver o tempo todo nas ruas e nos sites.

Desta vez foi na loja do Leroy Merlin (material de construção e outros produtos onde você gasta tudo o que tem o que não tem), em Contagem.

Nunca tinha visto erro de ortografia em embalagem de produto, assim, "oficial". Só em gambiarras de lojinhas, camelôs, etc. Além de escorregar na concordância, este "tapete japonês" estava exposto em primeiro plano, com destaque, em todas as filas de caixa do Leroy Merlin.

O que sempre me surpreende é que NINGUÉM repara ou se manifesta pra tirar esse negócio. Ou eu sou muito chato ou ninguém sabe mais Português mesmo.

Aliás, dada a boa quantidade de erros ortográficos nos letreiros, avisos, cartazes, etc, de autoria do próprio Leroy Merlin, dentro e na porta da loja, não me surpreende mesmo.



2.7.08

"Prêmio" e "Música"

Ê beleza. Começando o dia já exercitando minha chatice...

Acabo de ver aqui os maiores "premiados" do "Prêmio Multishow" (tinha que ser da Globo) ontem. Vejam a lista:

Melhor música - Boa sorte/Good luck - Vanessa da Mata e Ben Harper

Melhor CD - Maria Rita - Samba Meu

Melhor clipe - Charlie Bown Jr. - Pontes indestrutíveis

Melhor DVD - Multishow ao Vivo - Ivete no Maracanã

Melhor cantora - Ivete Sangalo

Melhor show - Ana Carolina - Dois Quartos

Melhor grupo - NX Zero

Melhor cantor - Di Ferrero (NX Zero)

Revelação - Strike

Instrumentista - Radamés Venâncio - piano - Ivete Sangalo

Desnecessário comentar sobre a qualidade de "artistas" como Ivete Sangalo e NX Zero (quem?).

Fiquei incomodado com isso e procurei, aqui na Internet mesmo, a definição da palavra "prêmio". Pensei que uma coisa dessas deveria ser proibida de ser chamada de "prêmio". Achei a seguinte, no Priberam, dicionário da língua portuguesa:

-----------------------------------------------------------
prémio

do Lat. praemiu

s. m.,
recompensa;
galardão;
remuneração;
distinção conferida a quem se torna notado por trabalhos ou méritos;
ágio;
juro;
prestação que o segurado efectua em favor da companhia seguradora como contrapartida do direito de indemnização.
------------------------------------------------------------------------

Bom, "prêmio" para mim, deveria ser "distinção conferida a quem se torna notado por trabalhos ou méritos;". Mas vamos entender como "remuneração", ou seja, os caras estão lá porque cumpriram bem o que a gravadora mandou, encheram os bolsos de dinheiro. Foram os funcionários mais produtivos da gravadora, com relação às metas de faturamento. Tá bom assim.

Ou pode ser também uma recompensa à gravadora, que gasta tanto dinheiro pagando pra essas monstruosidades tocarem no Faustão, na 98, na Mix e na Jovem Pan que depois merecem um crédito por tamanho esforço.

Nada contra o sujeito que toca piano para a Ivete Sangalo, deve até ser bom mesmo. Mas alguém já ouviu piano em música de "Sai do chão, sai do chão, vai, vai, todo mundo agora beijando na boca na palminha da mão"?

Esse "Prêmio Multishow" é tão imbecil que um artista de verdade deve ter até vergonha de ganhar. Imagina só um Chico Buarque ou Maria Rita mostrando um troféu para um amigo, e este comentando: "esse é aquele que o Chorão e aquele cara do NX Zero ganharam também? Guarda lá no fundo da estante ou dá pro seu neto brincar" :-)

Se não me engano, até Zeca Pagodinho já ganhou como melhor cantor (hilário pensar nisso) e Jota Quest, a pior banda de todos os tempos, ganhou umas 30 vezes como melhor banda, melhor cantor, melhor sapato, melhor roupa, etc :-)

Sobre Ivete Sangalo, a melhor definição que já li foi do grande Jamari França, de O Globo - "uma cantora que até agora parece à prova de exaustão porque canta até em enterro de indigente se for convidada"

Para passar alguma credibilidade, depois de venderem os prêmios principais para as gravadoras, eles arrumam uns pingados para músicos de verdade, como Maria Rita e Ana Carolina. Espertinhos esses caras.

A votação deve ser feita pela Internet. Só nela, Maradona é melhor que Pelé, Di Ferrero (quem?), Chorão e Rogério Flausino são cantores, Ivete Sangalo é "diva", Champignon (quem?) e os Sandijúniors são instrumentistas.

Ivete Sangalo e NX Zero como "os maiores vencedores de um prêmio de música" em 2008. Fala sério. Tem coisas que só o jabá faz por você.