27.6.07

Aberração publicitária

Acabei de receber esta aberração por e-mail enviada pela MTV Minas. Nâo vou colocar o nome de quem enviou, não é o caso.

Noves fora o fato de uma bomba como os Engenheiros do Hawaii ter mais fãs em Minas que em qualquer outro lugar ser muito preocupante... :-)

Primeira regra, que pelo menos quem escreve textos deveria saber: plurais em inglês não levam apóstrofes (leia dicas sobre escrita em inglês aqui). É horroroso ler "gravamos CD's", "vende-se DVD's", "estudei dois MBA's" e coisas afins. Quando a pessoa ainda fala "CD Room" então, dá vontade de pular do viaduto :-)

Segundo: não há um padrão na formatação/utilização de unidades no texto, isso é feio. Fala "5 milhões", mas depois fala "04 DVD's". Pra que esse zero antes do 4? Pra parecer que o número é maior?

Terceiro: o que é "cerca de 7 apresentações"? Pode variar de 5 a 9? A MTV não sabe quantas apresentações a banda que está divulgando fez em BH com o show do seu Acústico?

Quarto: isso é SPAM. Não pedi pra receber propagandas da MTV. Pioram tudo com a frase de spammer no fim do e-mail: "*** Se você acha que as novidades da MTV não são do seu interesse, responda esta mensagem solicitando que seu e-mail seja retirado de nossa lista de distribuição." Se eu não pedi pra incluir, não tenho que pedir pra retirar.



A empresa pode entender 'tudo de música' (eu não acho, acho que entendem tudo de jabá, só perdem pra Jovem Pan), mas, pelo menos em Minas não entende nada de português, nem de marketing em geral, porque SPAM é um gol contra.

26.6.07

Lá em cima e aqui embaixo

Como muita gente diz, e eu concordo, o que acontece em Brasília, as pessoas que estão lá e o que fazem, é reflexo do que fazemos aqui em nossas cidades e de como votamos.

Enquanto lá os Renans e Rorizes movimentam milhões, e esperam pela muito provável absolvição, aqui os playboys espancam uma trabalhadora no ponto de ônibus. Vamos ficar de olho pra saber se serão punidos.

São esses caras que depois viram deputados, porque eles, e seus condescendentes pais que dizem "meu filho errou, eu não sabia que estava andando com esses elementos, mas cadeia é uma punição muito grave, não precisa isso tudo", são os que se interessam por política visando interesses próprios, e isso faz com que eles não sejam representativos da população (já viram o percentual de fazendeiros, advogados e empresários no parlamento comparado com o percentual de brasileiros nas mesmas atividades?). E aí caímos de novo em Platão, Aristóteles e nossos pensadores mais próximos, como o Josias, ou o Alon.

Então é assim: não pune aqui o cara que ateia fogo em índio, que espanca garçom em Porto Seguro, que atropela pessoas em Brasília, que espanca uma doméstica no Rio, não vai punir depois quando ele desviar dinheiro público na cara dura lá em Brasília. A gente não pode exigir que a justiça funcione só lá, tem que funcionar em todo lugar, inclusive pros playboys e pras Paris Hiltons.

Imperdível a charge abaixo do Maurício Ricardo (charges.com.br) que, desta vez, não tem nada de engraçado, é muito séria:

21.6.07

Fora Renan!

Fora Renan! E conte todos os podres, e leve com você todos os senadores com seus Zuleidos, Gontijos e Monicas. A casa vai cair! Se quiser, as revelações de Roberto Jefferson (já esquecemos, brasileiros?) serão historinhas de jardim de infância perto do que você já fez e sabe de quem também fez.

Seguimos acompanhando, cobrando. Porque, como disse Platão, a desgraça de quem não se interessa por política é ser governado pelos que se interessam.

16.6.07

O bom, o mau e o feio de um sabadão à noite em casa

Bom: uma noite curtindo meus moleques.

Mau: minha Preta não está aqui hoje.

Bom: pedi um Habib's pela Internet, primeira vez, prometem que o pedido chega em 28 minutos. Sitezinho fácil, pedido tranqüilo. Chegou em 18! Show de bola!

Mau: Artur, meu mais velho, escutando uma rádio pela Internet e toca uma música tão ruim que me lembrei que um dia desses fizeram uma enquete na Inglaterra pra eleger os piores versos de músicas de todos os tempos, com U2 e Ozzy na lista, não me lembro as músicas.

Mas essa que meu moleque estava escutando é, sem dúvida, a pior de todos os tempos. Tive que pesquisar pelo Google o nome da péssima e obscura banda. Claro que estou falando de música, axé, funk, pagode e sertanejo não são música, portanto, não podem ter suas "letras" analisadas. Tá aí, divirtam-se pra relembrargh (a "letra" inteira pode ser lida aqui, mas o trecho abaixo, invencível, eu destaco):

"Acho que é hora de uma aproximação
De um diálogo sobre essa condição
dessa história de pirar meu cabeção"

Lindo, hein?

Falei do bom, do mau, falta do feio. Feio? Feio é Renan Calheiros e esse Senado imundo.

15.6.07

Revolução

Se esse bandido do Renan Calheiros escapar da cassação no Senado, vai ser a maior demonstração de deboche, desprezo e certeza da impunidade "da história deste país", dada por essa corja de parlamentares, pior a cada mandato.

Vamos ter que ir pra rua, ou invadir Brasília e botar o dedo na cara desses sujeitos. É nosso dever.

13.6.07

Aristóteles, cidadania e Reforma Política

Nestes tempos de descrença total na política, com escândalos sucessivos e aquela sensação de que nada vai mudar, que todos estão lá só pra roubar (com o chocante resultado de pesquisa realizada com a população que disse fazer a mesma coisa se estivesse no lugar deles...), cheguei a postar aqui que estava desistindo de acreditar..., mas, lendo "Política", de Aristóteles, há um tempo encostada no criado-mudo por suposta falta de tempo, resolvi continuar tentando.

Para Aristóteles, assim como para Sócrates, o homem atinge a felicidade através da virtude. Mas uma vez que as excelências ou virtudes humanas apenas são realizáveis na esfera da sociedade política, a cidade (no sentido de comunidade social e política, não só um lugar onde vivem as pessoas) tem que se preocupar com a virtude. Assim, o fim da comunidade política é assegurar aos cidadãos, livres e iguais, a vida boa.

Utopia? O regime é imperfeito e nossos representantes só se preocupam consigo mesmos? Bom, ainda segundo Aristóteles, as imperfeições dos regimes resultam da falta de protagonismo dos cidadãos livres e iguais que deveriam constituir o grupo predominante na vida política. Ou seja: NÓS COLOCAMOS OS CARAS LÁ: ELES SÃO A NOSSA CARA. SE NÃO ESTÁ BOM, COLOCAMOS OUTROS OU NÓS MESMOS TENTAMOS IR PRA LÁ.

Então, vamos falar da votação da reforma política que começa hoje e que, sabe-se lá por que, com dois dos pontos mais polêmicos sendo discutidos primeiro (normalmente discutem só o superficial, e fica sempre um remendo de reforma): o voto em lista e o financiamento público de campanha (R$ 7 por eleitor distribuído entre os partidos) - os outros pontos polêmicos são a fidelidade partidária (impedir a mudança desenfreada de partidos, que ocorre normalmente atrás de dinheiro e facilidades com os governos), e a cláusula de barreira (que diminuiria as dezenas de partidos que já houve no Brasil pra uns cinco ou seis - não sei se isso é bom, acho, por exemplo, que PC do B e PSOL são essenciais na nossa política, e deixariam de existir com essas regras).

Eu já fui a favor do financiamento público das campanhas - uma maneira de evitar que quem tenha mais dinheiro pra gastar na campanha (próprio ou 'financiado' por empresas, que depois mandam a conta), tenha muito mais chances de se eleger. Quem é contra o financiamento público diz que o que precisa melhorar é a fiscalização da prestação de contas, porque a contribuição externa, por fora, vai continuar havendo, mesmo se mudar para o que estão propondo. Também concordo. Então não sei mais se sou a favor ou contra.

Sobre o voto em lista, a polêmica ainda é maior. Hoje votamos num sujeito, mas podemos eleger outro, dependendo da coligação e do quociente eleitoral, o voto, mesmo que numa pessoa se transforma em voto na coligação, e o resultado é gente totalmente desconhecida e sem voto sendo 'puxada' pelos Malufs, Clodovis e Enéas da vida. Além disso, como as coligações, em sua maioria, têm fundamento puramente pragmático e nada ideológico, o meu voto pro PC do B ou pro PT pode virar voto pros repugnantes partidos do mensalão, o PR (ex-PL), ou PTB, por exemplo, dependendo dos arranjos locais.

Quem é a favor do voto em lista diz que, desta maneira, essas aberrações provocadas pelo quociente eleitoral e pelas coligações desaparece. O partido elabora sua lista, se você gosta, vota no partido e ajuda a eleger aqueles caras, naquela ordem. Quem é contra (destaco o Alon Feuerwerker, em seu excelente blog, neste e neste post) diz que os 'caciques' dos partidos vão colocar sempre os mesmos caras na lista, e nunca vai entrar gente nova. Os amigos do Aécio aqui, os amigos do ACM na Bahia, os amigos do Sarney no Maranhão e assim por diante.

Aí eu fico na dúvida mesmo: imagine se eu, como petista que ainda acredita haver mais cabeças boas no partido que nos outros, morasse em São Paulo? Lá, a lista sempre vai ter os mesmos caras, os mensaleiros e aloprados que quase afundaram o primeiro mandato do Lula: João Paulo Cunha, José Mentor, Professor Luizinho, José Genoíno, quem sabe o próprio Delúbio. Assim não há ideologia que resista.

Como diz o Noblat, mesmo depois de uma década de discussão, não há nada próximo a um consenso entre os deputados. Mas, enfim, só de estar em pauta já é um avanço. Mas nós, se queremos ser cidadãos no conceito de Aristóteles, temos que participar, porque quem está lá é um espelho da gente aqui: se não estamos nem aí, os parlamentares também não estão nem aí, e vão cuidar só dos interesses pessoais.

4.6.07

Vote no Cristo, agora é de graça até pelo celular!

Vale a pena divulgar de novo, vai ser muito importante pro Brasil e agora é de graça até pelo celular!!! Leia a notícia completa clicando aqui.

RIO - Para usar o celular e votar no Cristo Redentor como maravilha do mundo, não se gasta mais nada. A partir desta sexta-feira, dia 1º de junho, as cinco grandes operadoras de telefonia móvel do Brasil aderem à campanha “Vote Cristo. Ele é uma Maravilha” e não cobram mais a taxa de R$ 0,31, mais impostos, pelo torpedo a favor do monumento carioca. Três das operadoras – Tim, Vivo e Oi – já haviam aderido. Agora, a Brasil Telecom Celular e a Claro completam o time.

Para votar por telefone celular, basta enviar torpedo para o número 49216 e escrever a palavra CRISTO. O Brasil tem quase 90 milhões de aparelhos celulares ativos e o voto pelo SMS é a maneira mais fácil e prática de ajudar o Cristo a se tornar uma das sete novas maravilhas do mundo.



O Cristo precisa de 10 milhões de votos!

A votação mundial, que vai até 6 de julho (véspera do anúncio do resultado), pode ser feita também na internet, no site www.new7wonders.com ou nos endereços www.corcovado.com.br e www.votecristo.com.br .

A votação na internet, porém, limita a um clique por e-mail e o titular ainda é obrigado a votar em outros seis concorrentes, dos 21 finalistas. Ou seja, a internet não garante a recuperação para o monumento brasileiro, que está no grupo dos dez menos votados, da distância que o separa dos líderes. O resultado será anunciado no Estádio do Sport Lisboa Benfica, em Portugal.

São necessários pelo menos 30 milhões de votos para garantir a eleição da estátua, localizada a 710 metros acima do nível do mar, no topo do Morro do Corcovado. O Cristo Redentor precisa, segundo estimativas, de mais 10 milhões de votos.

1.6.07

Como seguir este tipo de gente?

Por que a maioria dos sindicalistas/grevistas fala e escreve como se fosse analfabeta? Como esses caras conseguem chegar a cargos de comando se expressando desta maneira?

Como convencer um funcionário a entrar de greve e ser representado numa negociação com um reitor, com um prefeito, governador, etc, por uma figura dessas?

Vejam o panfleto convocando os funcionários pra greve na entrada da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG. E tem outros pregados dentro da escola com outras tantas coisas absurdas como essas.

Reproduzindo exatamente como está no cartaz, pra quem não conseguir ler:
"Local a ser definito (caso queira pergunte ao João Batista)" :-) :-)
"Como vamos lutar para organizar a vida se nãso tivermos aumento,como?"
"VPNI porque tirar se já ganhamos a tempos?"
"Hora extra porque tirar se já ganhamos a mais de 20 anos"

"Vamos a luta você faz parte das luta não deixe passar em branco a sua opinião ela é importante"