14.1.13

Resolução pra 2013: usar transporte público. Parte 2: Metrô e conclusão

Desta vez vou ser mais sucinto. Já tinha dito no post anterior o motivo destas análises e falei sobre o Frescão. Agora foi a vez do metrô.

Já sabia que o tempo seria grande porque as estações mais próximas da minha casa não estão a menos de 20 minutos de caminhada.

Como ainda não há o prometido bicicletário nas estações, resolvi dar uma mudada no plano e pegar carona com minha esposa até o final do Minas Shopping, pertinho da estação do metrô. Ecologicamente tá ok, não gastamos mais gasolina nem espaço no trânsito por isso, né?

Aí ficou show de bola: entre caminhar até a estação, comprar o bilhete e pegar o metrô foram 10 minutos. Mais 5 estações e 14 minutos desci no Santa Efigênia, onde caminhei mais 5 minutos e estava no escritório. Total 29 minutos, R$ 1,80, show de bola!

O problema foi a volta: bem mais cheio, quente (não sei o motivo, mas no trem de volta não tinha ventilador nem serviço de som como na ida: a gente fica muito mais desconfortável e pra quem ainda não sabe de cor o tempo pra descer, fica meio perdido, já que a sinalização nas estações, olhando de dentro do trem, é precária) e sem carona.

Os 19 minutos de caminhada da Estação Minas Shopping até minha casa levaram o tempo total pra 36 minutos. Ainda vale muito a pena, só não sei como vai ficar quando voltarem as aulas, já está no limite de cheio suportável...


De toda forma, fiquei fã do metrô e hoje já vim de novo (com a caroninha, né?). Mas tenho umas observações que poderiam fazer o serviço mais eficiente e que custariam muito pouco:

1 - O trem de hoje estava todo plotado com publicidade, impedindo as pessoas que iriam embarcar de verem dentro dos vagões. Pra mim isso é tiro no pé, é estratégia comum a gente já olhar de longe e escolher os vagões mais vazios, o que é bom pra gente, pra quem já está dentro e pra própria empresa, uma distribuição natural de fluxo. Agora não, é no escuro, abre a porta e você tem que entrar.

2 - Falta de sinalização sonora em alguns trens. Não sei se isso é comum, se foi só em um dos que peguei, mas ficar sem aviso de qual estação está é terrível. O que combina com a próxima observação.

3 - Sinalizar melhor as estações: toda estação deve ter seu nome pintado grande pra ser visível de qualquer lugar de qualquer vagão, é assim que as pessoas se orientam. Nas estações que percorri, nem sempre isso é possível.

4 - Estamos em mês de férias escolares e de muitos trabalhadores, peguei metrô nem tanto no horário de pico (8:15 na ida, 17h na volta) e já fica no limite de ir em pé sem ser espremido. Imagino às 7h ou das 18 às 19h... pergunto: o mais caro é cavar, fazer a linha, botar o trem, construir a estação, etc, etc, etc. Custa muito botar um vagão a mais? Acho um desperdício o trem rodar com tão poucos vagões. Uma melhoria aqui atenderia demais à população.

Mesmo com a mesma observação valendo (a de que moro perto do meu destino, são 7 Km e, no caso do metrô, desço na 5a estação: do Minas Shopping a José Cândido, Santa Inês, Horto, Santa Tereza e Santa Efigênia), o metrô é a melhor opção. Pra quem mora mais longe então, duplamente melhor: pega o trem mais vazio e otimiza ainda mais o trajeto. Só as autoridades fingem que não veem isso... vamos ver se agora, com a Dilmona, isso sai do papel.

No mais, agora eu vou andar de metrô sempre que não for precisar do carro pra fazer algo com os filhotes. A não ser que a partir de Fevereiro fique muito mais cheio do que já está.

3 comentários:

Claudia Mayrink disse...

The Tales, eu uso metrô sempre que possível, até porque moro no Carlos Prates e levo apenas 1 estação (Lagoinha) para chegar ao meu destino usual(Estação Central).

O grande problema é que a estação Carlos Prates fica muito fora de mão e o acesso só pode ser feito a pé (não circulam ônibus por lá), por isso só utilizo mesmo aos finais de semana, quando estou com o tempo mais tranquilo para caminhar 20 minutos.

No mais, é uma excelente dica para ir a jogos no Independência, à eventos no Expominas(o desembarque ocorre dentro do evento, é muito bacana), etc..

Raphael Hagi disse...

O metrô deve estar em escala de horário reduzida nesse mês de janeiro.

Existem composições com esse problema de áudio e ventilação, pelo que soube, há muitos anos. É na sorte, mas acredite, com uma semana usando o sistema você já decora as estações.

Os problemas do metrô:

Sistema de sinalização antigo, falta de sistema ABS e controle de tração. Isso será resolvido a partir de 2013 com uma licitação aprovada e já com vencedor definido. Isso irá permitir intervalos menores entre as composições e uso de trens com oito carros, ao contrário de hoje que usam quatro.

Além disso, serão 10 novos metrôs de oito carros até o final de 2014 para reforçar a frota, prevendo o aumento de demanda com as conexões das linhas 2 e 3.

Tales Lacerda disse...

Valeu pela informação, pessoal! Hagi, não acho que esteja com intervalo reduzido, ou então eu estou com o rabo virado pra lua, porque nas 3 vazes que andei, esperei menos de 3 minutos :)