25.6.08

Ex-primeira-dama não! Antropóloga, cientista, orientadora, professora, doutora Ruth

Minha deusa Bia me pediu para falar algo sobre Ruth Cardoso, talvez até como uma pequena provocação, uma vez que ela é anti-petista e eu sou anti-FHC-PSDB-Aécio-PFL-neoliberais.

Mas a foto abaixo, e a legenda que a acompanhava, no site de O Globo, falam por si:

Ruth Cardoso não morreu como ex-primeira-dama, ou ex-professora, ou ex-qualquer coisa. Morreu como antropóloga. Cientista. Mulher que estava na ativa, respeitada por todos.

Eu quero ser assim: ao morrer, ser reconhecido por alguma coisa que tenha feito até morrer. Não quero ser ex-qualquer coisa, nem "o marido da Bia", nem "o pai do Artur e do Gugu", nem "o filho dos Lacerda". Se conseguir, já tá de bom tamanho.

Impossível deixar de notar o eterno papagaio de pirata, marketeiro-mor, governador virtual, quase-carioca Aécio Neves, escalado para a melhor posição em todas as fotos, atrás do caixão e de Fernando Henrique, na capa de todos os jornais. Andréa Neves é competente demais no que faz.

Arte, protesto e genialidade

Saindo do lamaçal da política, censura e ditadura e passando para a arte, que muitas vezes pode servir como protesto contra guerra, censura e ditadura...

Acabei de ver no Noblat o vídeo abaixo, sensacional, uma animação em 3D sobre o 'Guernica', de Pablo Picasso. Este quadro retrata o desespero da cidade de Guernica, na Espanha, atingida por bombas nazi-fascitas durante a guerra civil espanhola.

Me lembro de ter conhecido esta obra no Colégio Ibituruna, em Governador Valadares, não sei se em 1986 ou 1987. As aulas de Educação Artistica foram as únicas aulas de Educação Artística onde eu realmente fui, como deveria ser, educado para a arte. Em todas as outras escolas onde estudei, era ficar fazendo colagem com palito de picolé e bonequinho de bola de gude com durepóxi.

Nosso professor, o Padre Juan Antonio Frias Ugarte (acho que era isso) - Padre Frias, um espanhol inteligentíssimo, projetava obras clássicas no muro do pátio da escola, gigante, e nos levava para aprender sobre elas. Aprendemos sobre Picasso, Cezánne, Gauguin, Dali e outros. Aprendemos o que era cubismo, impressionismo, expressionismo (já esqueci quase tudo, infelizmente).

Rugério e eu perturbávamos o Padre com nossas dúvidas sobre a existência de Deus e o provocávamos falando sobre a superioridade musical do heavy metal sobre a música clássica e as demais, e ele, pacientemente, nos escutava e argumentava. Rugério o irritava dizendo "não é 'voi', Padre, é 'boi'! Não é 'baca', é 'vaca'!" :-) E morria de rir quando ele falava "áizverg" para pronunciar "iceberg". E dá-lhe provocação do Ró.

Discutíamos se 'o que é útil é bonito, ou o que é bonito é útil?'. Desde aquela época, pela minha preferência de 'o que é útil é bonito', percebi que iria para a engenharia mesmo :-)

Padre Frias, Belisário (GV), Tia Zeca (Nanuque), Rui (de Física no Santo Antônio daqui de BH, rodando o giz amarrado no barbante pra explicar a força centrífuga), Léo, Castelão, Nani e tantos outros do mesmo Santo Antônio), tantos professores que marcam a gente pela originalidade, disposição, inteligência.

Quando a escola quer, e o aluno também quer, dá pra ensinar coisas legais. Curtam o vídeo e a genialidade de Pablo Picasso:

24.6.08

Aécio Neves: O dono da voz

Aqui a imprensa não pode criticar o governo. Então vamos ver lá fora o que falam de Minas. Este vídeo está circulando no YouTube com entrevistas, reportagens em jornais famosos, como o Le Monde, e dá uma pequena idéia do que se passa aqui.

Por mais que tentem desmentir, parece que é verdade. Eu mesmo, Tales, já ouvi de um aluno que trabalhava no Estado de Minas que a Andréa Neves está sempre presente na redação fiscalizando a pauta. Também tenho amigos que trabalham em outros veículos que me contam como são as relações com Andréa Neves (quem de fato manda, censura e é dona até de rádio aqui em BH). Muita gente em BH morre de medo dela.

Vejam, por exemplo, a Rádio Jovem Pan BH. Procurando no registro.br por jovempanbh.com.br, encontramos a razão social Rádio Arco-Íris, com o CNPJ 022.731.210/0001-92. Essa razão social pertencia a uma rádio de Betim, adquirida por Andréa Neves (clique aqui e confira rádios suspeitas comandadas por políticos do PSDB/PMDB/PV, da base de sustentação do governo estadual), irmã do governador, que mistura nebulosamente negócios privados de comunicação com a coordenação da comunicação do governo.

"A antiga rádio Arco-Íris, que funcionava no bairro Guarujá, em Betim, antes nas mãos de políticos betinenses, foi vendida já há algum tempo e hoje funciona com a concessão alugada para a rádio Jovem Pan FM 99,1 MHZ. A dona da concessão, entretanto, é a irmã do governador Aécio Neves, Andréa Neves e outra parente; nome da entidade: Rádio Arco-Íris ltda.; cidade: Betim; TS: FM Canal: 256; sócios: (D) Andréa Neves da Cunha e Inês Maria Neves Faria."

Infelizmente a chance dessa ditadura ser desmascarada é zero, porque, inteligentes como são, os Neves controlam a notícia na fonte. Ou é verdade ou existe um complô mundial contra o nosso bondoso governador.



O grande Hagi chamou a atenção para o vídeo abaixo, que tenta desmentir e desqualificar o vídeo acima. Veja e tire suas conclusões. As minhas estão a seguir.



Em primeiro lugar, tentam dizer que saem sim notícias ruins sobre o governo. Ridículo. As notícias 'ruins' são sempre atribuídas a outros: "Assembléia faz isso", "servidores fazem aquilo", ou afirmações genéricas, como "devastação cresce". Mas as positivas são sempre "Governo faz isso", "Aécio faz aquilo". Simples assim

Não justificam o fato de publicarem um anúncio sobre o déficit zero no mesmo dia que o Jornal Nacional anunciou pomposamente o fato. Apenas dizem que "se o governo federal fizesse o mesmo, ninguém ia falar". Isso é justificativa? Dia 23/06 último foi divulgado um índice muito importante para o Brasil, a grande redução da desigualdade entre ricos e pobres. (CORREÇÃO graças à Bia): notícia muito mais relevante, mas não mereceu destaque no Jornal Nacional na mesma proporção que o 'déficit zero' em Minas...

Mas tem coisa absurda neste vídeo de acusação: não discuto os valores, mas o gráfico foi forçado demais. A conversão para dólar também é muito forçada. Sobre os gastos com publicidade e comunicação, o grande problema que todo mundo protesta contra este governo é que ele não precisa de tanta publicidade, já que a imprensa se encarrega disso, ou seja, a publicidade vem travestida de informação.

Sobre os desmentidos, é no mínimo curioso que alguém faça graves alternativas e depois diga "não foi bem assim"... o que será que falaram ou fizeram a estes jornalistas para se arrependerem do que disseram e mudarem de idéia tão radicalmente? Será que, se não fizessem isso, conseguiriam emprego em algum lugar do Brasil? :-)

Por que não falaram que a matéria sobre Aécio no Le Monde foi crítica, com fatos positivos e negativos, mas apenas divulgaram que "Aécio é internacional, tem charme e espontaneidade"?

Sobre os 'jornais' de Minas, basta dizer que o Estado de Minas, do grupo Diários Associados, é um grupo conservador e ligado às oligarquias em todo o Brasil, não só em Minas. O dono de "O Tempo" é Vitório Medioli, deputado pelo... PSDB, o partido do governador... e aí?

Arthur Schopenhauer, em seu livro "A Arte de ter razão" coloca como uma das estratégias para ganher um debate tentar desqualificar um ou alguns dos argumentos do oponente e depois, sem nenhuma comprovação, generalizar dizendo que ele está errado em tudo.

Parece ter sido o que aconteceu aí. De fato, só falaram que os jornalistas desmentiram a si mesmos depois (de novo: por quê?) e que os números de publicidade foram manipulados (foram mesmo). Mas não falaram sobre a matéria do déficit zero no mesmo dia da reportagem, sobre as notícias positivas que estão sempre com o nome e a foto do governador, enquanto as negativas são sempre atribuídas a servidores e órgãos públicos, sobre os depoimentos de vários jornalistas sobre a censura.

E colocam que a notícia saiu no site do PT, demorando um tempinho no símbolo do PT, pra ficar bem gravado e achar que, pelo fato de ter sido divulgado em um site de partido de oposição é justificativa para desqualificar... tem que sair em algum lugar mesmo, já que nos jornais oficiais do estado nunca vai sair nada.

Suspeito, muito suspeito. De tudo isso, fica uma coisa altamente positiva: a Internet tem o poder de furar a censura. Só o fato de o governo ter tido o trabalho de fazer vídeos tentando desmentir os 'da oposição' já é uma grande vitória, e nos dá esperança de democracia de verdade aqui em Minas.

20.6.08

Livros encalhados - a banalidade dos 'livros de negócios'

Recebi ontem um mail de 'promoção' de uma editora - leia-se: vendemos nossos livros encalhados.

Resolvi colocar os títulos mais sugestivos aqui, para uma reflexão. Para mim, a banalização, uso de superlativos, apelos emocionais e espirituais na literatura gerencial são de uma vulgaridade e mau gosto terríveis, e deixa as pessoas confusas sobre o que é científico e o que não é. Muita gente, incluindo professores doutores, se deixa seduzir pelo apelo financeiro da 'literatura gerencial' e engrossa as hostes de 'consultores e professores' que poluem as prateleiras das livrarias com esses lixos literários.

Vamos a algumas premiações que resolvi fazer aos piores títulos (com títulos como esses, nem me dei ao trabalho de procurar capa, resumo, autor):

1 - Categoria "invente um nome para convencer as pessoas da sua originalidade"

9788534613668 MARKETING EMOCIONAL
9788534612920 VALOR EMOCIONAL
9780074504482 MARKETING DE GUERRA
9788534608381 O FUTURO DA MEGAMÍDIA
9788534613569 MAXI-E-MARKETING NO FUTURO DA INTERNET
9788534611589 MARKETING EM MOMENTOS DE CRISE

... que coisa mais Vanderlei Luxemburgo... megamídia, 'inteligência emocional', 'valor emocional', 'marketing emocional'... é por isso que o termo 'marketing' é tão banalizado e até usado pejorativamente. Quando alguém promete absurdos que não pode entregar, quando vende falsas idéias ou imagens, é chamado de 'marketeiro'. Por causa desses livros aí...

2 - Categoria "receitas infalíveis para ficar milionário (só leio um livro desses se for de piada da Casseta & Planeta).

9788534613309 COMO FICAR PODRE DE RICO
9788534611961 CINCO PRINCÍPIOS INFALÍVEIS DE SUCESSO PARA EXECUTIVOS
9788534610650 99 PRÁTICAS E PRINCÍPIOS DE SUCESSO DA PROCTER & GAMBLE
9788534610223 F. I. A. S. C. O.

... será que alguém que compra um livro desses realmente acredita que vai ficar rico com os conselhos publicados? E esses livros oportunistas que pegam uma empresa gigante, multinacional e dão as dicas para que as sapatarias e oficinas possam copiar suas receitas de sucesso? Gostaria de conhecer alguém que já tivesse ficado rico lendo essa literatura ridícula...

3 - Categoria "apelou, perdeu"

9788534611640 SHAKESPEARE NA ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS
9788534610957 ESPIRITUALIDADE PARA PESSOAS DE NEGÓCIOS
9788534607964 ENCICLOPÉDIA DE ASTROLOGIA

... isso é literatura de negócios? Espiritualidade? Astrologia é ciência? Nada a declarar :-)


Por fim, o livro abaixo deveria ser lido pela própria editora, com bom senso e menos oportunismo teríamos mais literatura de qualidade disponível.

9788534608015 BOM SENSO EM MARKETING DIRETO

18.6.08

Hoje tem comício? Tem sim senhor!

Hoje tem Brasil x Argentina em Belo Horizonte? Como diria o Milton Leite, 'que beleeeeza'.

Manchetes absolutamente falsas já preenchem os principais 'jornais' do Brasil, como ontem no Globo ("Minas em festa recebe a seleção", "Minas Gerais está verde e amarela"). Trabalho no Centro e não vi NINGUÉM com camisa dessa $ele$ão de políticos, empresários, e jogadores de segunda linha. Cheiro de notícia plantada para criar um clima que favoreça determinado governador... alías, como diz meu amigo Marcus, nunca vi tanta gente torcendo contra esse combinado medíocre que conseguiu perder até para o sub-20 do Atlético Mineiro...

Falando no governador virtual, semana passada veio o (não posso dizer, senão posso ser processado) digníssimo e elogiadíssimo presidente-eterno da CBF, Ricardo Teixeira, que não enriqueceu nada nas últimas décadas em que esteve no comando da entidade que comanda o futebol brasileiro sem dar satisfação a ninguém.

Esse senhor conseguiu fazer o que nem o deputado mais puxa-saco do Aécio Neves consegue: em 15 segundos, falou o nome do 'Governador Aécio' 4 vezes. Não lembro a frase direito, mas foi (no Bom dia Minas) algo como: "O Governador Aécio me ligou, eu estava na Suíça, o Governador Aécio me ligou pedindo para liberar o jogo do Brasil para a TV aberta para que o povo de Belo Horizonte possa assistir, e eu resolvi atender ao Governador Aécio. Então taí, podem divulgar: graças ao pedido do Governador Aécio, está liberada a transmissão para BH".

Como se, com os ingressos esgotados imediatamente, e faltando uma semana para o jogo, ele fosse fazer outra coisa... mais gente vendo, mais visibilidade aos patrocinadores... ridículo fazer isso, dizer que só vai liberar porque o 'governador Aécio pediu em nome do povo'. Que sujeira não deve haver por baixo dos panos para que um homem tão poderoso e tão rico se preste a essa puxação de saco em horário nobre...

Falar no jogo (porque hoje tem muita coisa em jogo, menos futebol), meu amigo Rafinha (fã de Aécio) levantou a bola para uma questão que não quer calar:

Sabemos que a venda de bebida alcoólica está proibida no Mineirão há um bom tempo. Sabemos também que, em eventos como esse, metade do estádio é reservada para o governador e seus amigos, que fazem festas (alguns dizem que há até festas bem apimentadas, como aquela em que Ronaldo e Cicarelli começaram o seu show de barraco).

Então, o que vai acontecer hoje?

1 - O Governador Aécio, homem bom, íntegro e justo, vai manter a proibição e não haverá bebida alcoólica em NENHUM LUGAR do estádio;
2 - O Governador Aécio vai mudar de idéia coincidentemente no dia do jogo e, a partir de hoje, a venda de bebidas estará liberada no estádio;
3 - O Governador Aécio acha que povo não pode beber, mas a 'zelite' pode, e só seus amigos e convidados poderão beber, e o povo não.

A conferir.

15.6.08

Resumido e didático

Admiro pessoas que conseguem sintetizar um raciocínio em poucas palavras. Como professor e como membro de equipes de trabalho na Task, acho que ganharia se fosse assim.

Mas não sou, e volta e meia penalizo meus interlocutores com raciocínios muito grandes, muitas vezes interrompidos por outros e que depois não são retomados (meu tradicional "perdi o fio da meada, pessoal. Onde eu estava mesmo? :-)". E com pensamentos, frases e histórias repetidas (não é, Bia?).

Por isso achei sensacional o pequeno parágrafo que li hoje no blog do Josias de Souza, da Folha, ao abordar o assunto do perigo do retorno da inflação. Eu, que estava na turma do "não é nada, vai dar tudo certo", começo a ter uma pequena preocupação. Mas ainda acho que vai dar tudo certo :-)

Vejam o parágrafo em que, com poucas palavras, conta a verdadeira história da estabilização da moeda que, erroneamente, foi considerada pela história-imprensa oficial como um feito de Fernando Henrique Cardoso quando, na verdade, foi Itamar Franco que bancou o projeto (e ficou magoado com FHC pelo oportunismo cínico de tomar para si o feito). O que FHC fez, além de lucrar politicamente com duas eleições e um só feito que nem era seu, foi quase colocar tudo a perder com a manipulação do câmbio visando a reeleição.

Mestre Josias disse, no post que pode ser lido clicando aqui:

(...)
O Real interrompeu a fase de desmoralização. Um feito obtido sob Itamar, ameaçado pela aventura cambial de FHC e devolvido aos trilhos na gestão de um Lula que teve a sabedoria de mandar ao lixo a cartilha econômica do ex-PT.

É isso aí, Mestre Josias. Pena que a versão oficial, que saia no Jornal Nacional, não seja essa e que, por isso, somos martelados o tempo todo com histórias da carochinha que nos fazem acreditar que gente como FHC, Alckmin e Aécio Neves são grandes gestores, quando na verdade não passam de oportunistas e manipuladores da imprensa.

13.6.08

Agora é lei - viva a Justiça!


Normalmente eu uso esse espaço para comentar assuntos, não sou adepto do copiar-colar.

Mas esse projeto, essa lei, é tão significativa para as crianças, para os pais que são alienados dos filhos quando se separam (como eu), que eu não consigo pensar em nada a acrescentar neste momento.

Só posso dizer que sinto aquela doce sensação de recompensa, de acreditar na Justiça, acreditar que, se você faz as coisas certinho durante a vida: estuda, trabalha, é honesto, cuida dos amigos, dos filhos, dos pais, não pode ser sofrer com a arrogância, despreparo e conservadorismo alheio e ficar esperando uma justiça divina depois que morrer.

Parabéns a todos que começaram esta luta em 2002. Aos pais que sofrem com a distância dos filhos, mas que não se rendem, aos filhos que são tratados como objeto de poder, de vingança, de moeda pelos pais/mães que detêm a guarda. Ao pessoal das listas, associações de pais separados, ao então deputado Tilden Santiago (PT-MG), que adotou a idéia, ao pessoal que foi lá a Brasília várias vezes insistir na importância social dessa medida.

É uma lei quase que revolucionária, que espero que seja adotada pelos juízes, porque de leis que não são cumpridas o Brasil já está cheio. Que, aliás, como quase toda lei, nem precisaria existir se houvesse bom senso, honestidade e se a justiça fosse com J maiúsculo.

Um exemplo para todos também: se você quer que alguma coisa mude, se acha injusto, lute! Os deputados e senadores estão lá para nos representar. Se a gente não cobra, pressiona, mostra que os colocamos lá para isso, eles vão ficar à toa, e a culpa será nossa. Chega de resmungar que eles são ladrões, que só pensam em si próprios e que não nos representam. Quando a gente quer, eles nos representam sim. Mas tem que mandar e-mail, ligar, visitar. Parabéns aos deputados que aprovaram a lei, sancionada hoje após 6 anos de tramitação, no último dia 20/05.

Parabéns ao senador Demóstenes Torres (existe vida inteligente no PFL) que fez uma pequena mas crucial adição à lei ("sempre que não houver acordo entre pai e mãe, a preferência deverá ser dada à guarda compartilhada"). Se não fossem essas poucas palavras, tudo continuaria do jeito que está, os juízes continuariam interpretando a lei do modo mais conservador possível.

Porque até hoje era assim: um lado (em geral, a mãe) se nega ao diálogo, restringe o acesso às crianças, transforma a vida dos filhos e do ex-marido em um inferno e, quando o caso vai à Justiça, o juiz diz: "não recomendo guarda compartilhada porque não existe bom relacionamento entre os pais".

Ora, que justiça há em premiar quem cultiva a irracionalidade e o conflito? Quanto mais confusão arrumar, maior suas chances de continuar com os filhos, sua moeda de poder, vingança e, muitas vezes, sua fonte de renda. E o outro lado que se contente em pagar a pensão todos os meses (se não pagar em dia vai para a cadeia) e visitar os filhos a cada 15 dias.

Mas agora é assim: NÃO TEM ACORDO? ESTÁ EM DÚVIDA? EXPERIMENTE A GUARDA COMPARTILHADA!

VIVA a Justiça, a igualdade e o bom senso!!!

(eu ia só copiar-colar, mas acabei escrevendo minhas bobagens :-)

------------------------------------------------------------------------------------
Lula sanciona projeto de lei da guarda compartilhada de filhos de pais separados

Publicada em 13/06/2008 às 13h00m
Chico de Gois - O Globo; O Globo Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira o projeto de lei que institui no Código Civil a guarda compartilhada dos filhos em caso de separação - Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira o projeto de lei que institui no Código Civil a guarda compartilhada dos filhos em caso de separação. Atualmente, este tipo de guarda já existe na prática, concedida por juízes, mas a lei só prevê a guarda unilateral (dada a um dos pais). O projeto tramitava desde 2002. (Você conhece experiências de guarda compartilhada?)

A partir de agora, o juiz passa a ter um instrumento legal que permitirá, preferencialmente, dar a tutela a ambos os pais, ao contrário do que ocorria, quando, na maioria das vezes, a autoridade determinava com quem os filhos ficariam. Ela não diz que a criança deva morar tantos dias na casa de um e tantos na de outro. Essa é uma das decisões que deverão ser tomadas pelo ex-casal, pelo bem do filho.

Na guarda compartilhada, tanto o pai como a mãe assumem a responsabilidade pelo bem-estar dos filhos. A exemplo da guarda unilateral, a temporária poderá ser determinada por um período específico. Pode ser requisitada por consenso dos pais ou decretada pelo juiz.

De acordo com o texto, a guarda compartilhada garante que todas as decisões relativas aos filhos de um casal que se separa ou se divorcia serão decididas conjuntamente: a escola onde estudarão, os cursos extracurriculares, o pediatra, o dentista, as atividades de lazer e cultura. Há co-responsabilidade de direitos e deveres dos pais.

Na guarda única, a responsabilidade maior é daquele com quem a criança vive. O outro não tem maior poder para interferir nas decisões e visita a criança nos dias fixados pela Justiça. Na guarda compartilhada, a criança continua vivendo com um dos pais, mas o outro não terá que aguardar o dia de visita para ver o filho. Tudo será negociado, com o juiz, e há flexibilidade, levando em conta o interesse da criança.

Pelo texto, a guarda compartilhada poderá ser fixada por consenso ou por determinação do juiz, para prevalecer por determinado período, levando em conta a faixa etária da criança e outras condições. Pode ser pedida por consenso ou pelo pai e pela mãe. Na audiência, o juiz deixará claras as condições e a importância da guarda compartilhada e as sanções em caso de descumprimento do acordo.

O projeto do deputado Tilden Santiago, ganhou substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) em 2007, que estabelece que, sempre que não houver acordo entre pai e mãe, a preferência deverá ser dada à guarda compartilhada. O juiz poderá requerer orientação técnico-profissional ou uma equipe multidisciplinar para estabelecer as atribuições do pai e da mãe, e os períodos de convivência sob a guarda compartilhada.
--------------------------------------------------------------------

7.6.08

Pé na porta e soco na cara dessa seleção

Desde pequeno, eu achava engraçado a diferença que é torcer para a seleção brasileira e torcer para o seu clube (no meu caso, o Flamengo, o maior de todos).

Tirando a derrota de 82, melancólica, sofrida, injusta (será?), eu nunca liguei muito para a seleção canarinho. Por que?

A primeira razão eu tinha na ponta da língua: se o Brasil perde, não conheço nenhum argentino ou francês para me gozar no dia seguinte. Se o Mengão perde, o dia seguinte é de dor de cabeça. O contrário, ou seja, quando o Brasil ganha, a gente vai gozar quem? :-) Então, por esse lado, é bem melhor torcer para o seu time.

Com o tempo, a gente começa a entender. Seleção é uma mobilização temporária para um evento, que envolve exclusivamente interesses comerciais: Copa do Mundo, audiência na TV, etc. Esses "amistosos da seleção" passaram a ser uma coleção de caça-níqueis sem nenhuma relevância. Daí o fato de o Brasil não ser o primeiro do ranking, por ficar jogando contra os Canadás e Venezuelas da vida, enquanto os outros jogam contra times de verdade.

Assistir a jogos dessa seleção, hoje, é um programa de quem não tem o que fazer, ou quem é muito apaixonado por futebol, ou programa de bobalhão. Porque essa seleção não nos representa, em absoluto. É um bando de produtos à venda, uma trupe de acrobatas, um GlobeTrotters do futebol, saindo por aí para arrecadadar milhões para quem os comanda: Ricardo Teixeira, Dunga, etc.

Por que falar sobre isso? Essa seleção mercenária, em que as manchetes são só sobre negociações, naturalizações, contusões, pedidos de dispensa, etc, perdeu ontem, pela primeira vez, para a Venezuela, um amistoso em um país onde todos "amam" futebol: os EUA. Nada mais adequado para uma vergonha, isso deveria nos levar a alguma reflexão.

Mas não vai. Ricardo Teixeira vai continuar embolsando milhões, quase bilhões, e os idiotas que ainda se preocupam com essa empresa chamada seleção brasileira vão ter um dia ou dois de assunto. E eu aqui, ouvindo "Pé na porta e soco na cara", do Matanza, sem meus moleques (com catapora), sem minha preta (ocupada), tinha que achar alguém para descarregar. :-)

Pé na porta e soco na cara dessa seleção.

6.6.08

Vice!!!

Charge sensacional do Amarildo! Para bom entendedor, não é necessária nenhuma palavra :-)

3.6.08

A respeito do conteúdo deste blog e da citação de fontes

O Bernardo me consultou sobre a possibilidade de repassar algumas coisas que escrevo aqui para outras pessoas.

É sempre bom citar a fonte (de preferência o link para o site), não porque eu faça questão de algum crédito, mas para passar credibilidade ao que se escreve.

Sempre recomendo aos alunos e amigos que, ao passar por e-mail ou citar qualquer texto extraído da Internet, que se mostre o link de onde foi retirado, para não se correr o risco de repassar boatos ou inverdades. Recebo (recebemos todos) muitos textos absurdos, que pessoas - muitas vezes mal-intencionadas - escrevem e atribuem a outras (Arnaldo Jabor, Luís Fernando Veríssimo, Cristóvam Buarque, dentre outros, são campeões de "falsas citações").

Semana passada aconteceu uma dessas, com gente famosa. O Juca Kfouri publicou uma suposta pesquisa do Gallup (EUA) sobre torcidas de clubes de futebol no Brasil, com resultado bem diferente dos apurados pelo Ibope. Quando meu amigo Vini me enviou, eu desconfiei imediatamente, primeiro porque não havia menção ao site do Gallup, mas a um blog apenas.

Segundo, os dados estavam esquisitos - Flamengo pouco à frente do Corinthians, quando é notório que a maior torcida do Brasil é muito (40, 50%, sei lá) maior que a segunda. Cruzeiro pouco à frente do Atlético-MG, quando o Ibope mostrou que a diferença já é muito grande. Goiás à frente do Santos... enfim, parecia que alguém estava forjando dados só pra ver o que ia dar na imprensa. E o Juca engoliu e postou no seu blog, uma "barriga", no jargão jornalístico. Leia mais sobre essa barriga no excelente blog Futepoca - Futebol, Política e Cachaça, clicando aqui.

Um bom blogueiro deixa o texto original e coloca uma correção ao fim, até como gesto de humildade e reconhecendo a falha, mas o Juca preferiu retirá-lo de seu blog, então não tenho o link para o post original dele.

Enfim, eu fico lisonjeado ao saber que alguém dá alguma importância ao que escrevo e se dispõe a passar adiante, então, fiquem à vontade! E tomem sempre cuidado com o que lêem, com o que escrevem, com o que repassam. Abraço, Bernardo!

Bota Pilha Nessa Idéia

Sempre fui muito preocupado com reciclagem de pilha, fico guardando todas as minhas usadas sem saber muito o que fazer. Já vi campanhas de coleta de baterias usadas de celular, mas, ao chegar às lojas, não aceitaram minhas pilhas.

Agora o grande Marcos "Jucks" Juliano envia essa campanha muito útil, porque pilha se decompondo é uma coisa horrorosa, vocês já viram? Vamos levar as pilhas para o lugar mais próximo então!!

---------------------------------------------------------------------------
Unidades dos Associados Minas em BH recolhem pilhas e baterias usadas

Ciente de sua responsabilidade ambiental e da necessidade de promover o debate sobre questões relacionadas ao meio ambiente, os Associados Minas lançam mais uma campanha de conscientização. O Bota Pilha Nessa Idéia é um projeto de recolhimento de pilhas e baterias em postos de coleta em todas as unidades do grupo.

O Bota Pilha Nessa Idéia foi idealizado como um projeto interno, entre os funcionários, mas transformou-se em uma campanha mais ampla dos Associados Minas. O objetivo é valorizar a qualidade de vida, reforçando a missão do grupo de ajudar a criar uma sociedade melhor e atenta para a importância da preocupação com questões ambientais. A atitude é importante porque dá destinação correta para materiais que normalmente vão para aterros sanitários e diminui a quantidade de lixos lançados no meio ambiente. Com isso, é evitada a degradação de lençóis, solo, rios e alimentos, impedindo danos à saúde pública.

Todo o material recolhido será encaminhado para a única empresa do país autorizada e especializada a fazer reciclagem desse material, a Suzaquim Indústrias Químicas, por meio de uma parceria dos Associados Minas com o Banco Real. Assinam a ação todas as empresas do grupo: Estado de Minas, Aqui, TV Alterosa, Guarani FM, Uai, Vrum e Lugar Certo, Revista Ragga, Teatro Alterosa e Alterosa Cinevídeo.

POSTOS DE COLETA

Estado de Minas/Aqui/Uai/Vrum/Lugar Certo/Ragga

Av. Getúlio Vargas, 291 - Funcionários
Av. Mem de Sá, 526 - Santa Efigênia
Rua Cardoso, 291 - Santa Efigênia

TV Alterosa/Teatro Alterosa/Guarani FM/Alterosa Cinevídeo

Av. Assis Chateaubriand, 499 - Floresta

Lojas de Classificados do Estado de Minas

Rua Goitacases, 1499/Loja 52 - Barro Preto
Rua Goiás, 14 - Centro
Av. João César de Oliveira, 3403/Sala 102 - Eldorado
Av. Francisco Sales, 347 - Floresta
Av. Dom Pedro I, 402 - Hipermercado Via Brasil - Itapoã
Rua Santa Catarina, 350 - Centro
Av. Cristiano Machado, 4000/1º Piso - Minas Shopping - São Paulo
Rua Alagoas, 1314 - Shopping 5ª Avenida - Savassi

TV Alterosa - Interior

Divinópolis - Rua Francisco Ferreira Lopes, 33 - Centro
Juiz de For a - Rua Rei Alberto, 79 - Centro
Varginha - Rua Prof. Antônio Domingos Chaves, 17 - Bairro Jardim Petrópolis
---------------------------------------------------------------------------