20.7.07

Esse vai ser lembrado como bonzinho também?

"Coitado, Tales! Bem, ou mal, ele fez história". Foi o que eu ouvi quando comentei que o famigerado, agora falecido, Antônio Carlos Magalhães, o "Toninho Malvadeza" estava, segundo o Blog do Noblat, em estado gravíssimo e irreversível.

Pois é... a gente tem essa mania de torcer pro mais fraco, de colocar os nomes no diminutivo (Rubinho, Ronaldinho...), de achar que quando o sujeito morre, seus pecados desaparecem.

Comecei a me interessar por política em 1982, com 10 anos, lendo a Veja do meu pai e acompanhando as pesquisas para as eleições daquele ano. Me lembro da eleição do Brizola no Rio, apesar de uma campanha descarada contra ele da Rede Globo, que começou pela divulgação de noticiário amplamente desfavorável, passou pela manipulação de pesquisas e, se não denunciada a tempo, terminaria com a maior fraude eleitoral da história do Brasil. Mas Brizola ganhou. Neste ano, Lula também ganhou pra deputado em SP, acho.

Aqui em Minas, acho que era Tancredo contra Eliseu Resende, PDS (partido de ACM, Maluf e da ditadura, que antes se chamava Arena e depois se dividiu em PFL - hoje "Demo" (nome muito adequado) e PPB, depois PP e, depois do mensalão, PR, acho) contra PMDB, praticamente só havia esses dois partidos no Brasil. Na maioria das cidades do interior, incluindo a que eu morava, era PDS1 x PDS2, duas facções do partido da ditadura, sem oposição.

E eu já lia sobre os métodos nada convencionais de Antônio Carlos Magalhães, um homem que enriqueceu e se tornou "dono da Bahia" durante a ditadura militar. Idealista, eu o tinha como o símbolo de uma raça de políticos que tinha que desaparecer, e que, quando isso acontecesse, o Brasil ia melhorar. Tadinho.

Pois é. O cara foi embora. E vai melhorar alguma coisa?

No fim das contas, até comentei com meus pais hoje, ele já não era mais um político exceção, gente da laia dele é regra. Exceções agora são o Pedro Simon, o Jefferson Peres, o Eduardo Suplicy, o Cristovam Buarque. Aliás, o jeito dos atuais parlamentares de roubar é muito mais rasteiro, repugnante, com seus dólares na cueca, seus bois forjados, suas ambulâncias superfaturadas.

ACM só se envolvia com coisa grande, TV Globo, jornais, utilizava publicidade oficial pra privilegiar amigos, dava obra pra empreiteira da família (OAS). Coisa de ladrão chique, não de ladrão de galinhas. Um dos pioneiros em tratar o público como se fosse privado, colocando nomes de familiares e seu próprio em ruas, avenidas, viadutos, pontes, aeroportos. Uma lista das denúncias contra ele pode ser lida aqui.

Durante sua vida "política", criou a Rede Bahia, que engloba diversas empresas do estado, principalmente de comunicação (88.7 Bahia FM, 102,1 FM Sul (Rádio FM em Itabuna), Correio da Bahia (Jornal), Globo FM (Rádio FM em Salvador), Gráfica Santa Helena, iContent (Produtora), iBahia.com (Portal de Internet), Construtora Santa Helena, TV Bahia (afiliada da Rede Globo em Salvador e região), TV São Francisco (afiliada da Rede Globo em Juazeiro e região), TV Oeste (afiliada da Rede Globo em Barreiras e região), TV Santa Cruz (afiliada da Rede Globo em Itabuna e região), TV Subaé (afiliada da Rede Globo em Feira de Santana e região), TV Sudoeste (afiliada da Rede Globo em Vitória da Conquista e região), TV Salvador (canal fechado, transmitido em UHF ou por assinatura) (Fonte: Wikipédia).

Não é coincidência ele ser dono da Globo na Bahia. Nem o fato de ele e a Globo terem crescido durante a ditadura, culminando com a sua nomeação para o Ministério das Comunicações (que absurdo! é colocar a raposa pra tomar conta do galinheiro) durante o governo pós-mesma-coisa-ditadura de José Sarney.

Aliás, eu sempre achei que o negócio dele não era dinheiro, era poder. Ele não roubava, deixava os amigos roubarem desde que o bajulassem e o chamassem de painho, e o fizessem sempre governador, senador, o que ele quisesse. Aécio está aprendendo direitinho.

Enfim, sua saída não vai melhorar nem piorar o congresso. Não tem mais como melhorar nem piorar esse lamaçal. Estou escrevendo este post antes da confirmação de seu falecimento, e com muita curiosidade sobre como a Globo vai tratar o assunto

Fica, como provocação, uma pergunta pros religiosos: o cara roubou, fraudou, desviou, mentiu, mandou matar. Mas ia toda semana à Igreja rezar. Ele vai pro céu?

----------------------------------------------
Frases de e sobre ACM (a Globo gosta de outras frases, as boas, proferidas por ele mesmo, que podem ser lidas aqui):
"Aos amigos, tudo. Aos inimigos, o Fisco." (ACM)

"Prefiro ser temido a ser respeitado." (ACM)

"Vou ganhar esta eleição com o dinheiro numa mão e o chicote na outra." (ACM)

"Nunca confiei em bajuladores como Antonio Carlos Magalhães, um dos mais vitoriosos carreiristas deste país" (João Baptista Figueiredo, ex-presidente da República, entrevista publicada após sua morte, em 1999).

"O Antonio Carlos é tão truculento, mas tão truculento, que foi capaz até de dar um tapa na cara do próprio filho quando Luiz Eduardo já era deputado estadual"." (Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República, 1997). Detalhe: mesmo com esse currículo, ACM foi presidente do Senado durante parte do governo FHC, assim como Renan Calheiros foi seu ministro da Justiça, obtendo lá grande parte das informações contra os demais colegas que usa hoje pra tentar se salvar. E vem o PSDB posar de moralista...

"O AI-5 (...) é instrumento imprescindível para romper o cerco da agrssão subversiva e assegurar a ordem pública" (ACM, 1972)

"Se eu quisesse, faria você governador da Bahia." (ACM, ao repórter Armando Rollemberg, da IstoÉ, 1982).

(nota atualizada): agora, todos os políticos estão exaltando, corretamente, as características de ACM: "forte", "destemido", "corajoso". Honesto ninguém falou. Mas o recorde foi de FHC que, após chamá-lo de truculento (frase cima), hoje veio com esta:

"Acabo de sair do Instituto do Coração, onde fui levar um abraço de sentimento e solidariedade aos familiares de Antônio Carlos Magalhães. Ele marcou a história da Bahia e do Brasil. Ele era importante, forte, rápido, respeitoso, polêmico e encantador quando queria. Um inimigo temível para quem estivesse no campo oposto. Diferentemente dos políticos tradicionais, Antônio Carlos Magalhães tinha preocupação com a eficiência e a competência.

Modernizou a Bahia. Embora tivéssemos tido momentos de dificuldade em nosso relacionamento político, ele ajudou decisivamente o meu governo e o Brasil, especialmente, quando na Presidência do Senado e do Congresso, viabilizou reformas importantes. Seja qual for a perspectiva política a partir da qual Antônio Carlos Magalhães seja avaliado, é indiscutível que foi um homem de coragem e talento, que guardou até o fim o ânimo para combater pelo que acreditava"

Triste de quem precisa de ACM pra "ajudar o Brasil nas reformas importantes" e que o achava "preocupado com eficiência e competência". Vindo de quem pediu pra esquecerem o que tinha escrito, não surpreende.

13.7.07

Que Pan o que, hoje é o Dia Mundial do Rock!

HOJE É O DIA MUNDIAL DO ROCK!

Dia de orgulho pra quem gosta, de resistência à mediocridade que assola as rádios e TVs, em tempos de jabá, de celebridades instantâneas, de gente como Detonautas fazer o símbolo do metal enquanto faz uma propaganda da Coca-Cola com suas músicas horrorosas, de coisas como Highschool Musical, Dança dos Famosos, Big Brother, AraketuEvaCalypsoIveteTudoIgual, Jennifer Lopez, César Menotti e Fabiano (quem?), Britney Spears, Justin Timberlake, Xuxa (até hoje?) "cantando" no Live Earth.



A coisa tá tão preta que o pessoal das antigas, mesmo os péssimos, como Kid Abelha e Capital Inicial, percebeu que tem muito espaço pra eles ainda. Meu moleque escuta uma bomba chamada Simple Plan, mas comparado com o "que aí está", tá até bom.

O Jamari, de O Globo Online, resume tudo no parágrafo abaixo (íntegra aqui):

"Sexta-feira 13, Dia do Rock. Se considerarmos como data oficial o ano de 1954, o rock ostenta 53 anos bem vividos, um coroa que ainda carrega as cicatrizes e seqüelas dos anos de excesso. Não mais rebelde, hoje os jovens descarregam sua adrenalina em gangsta rap ou no funk carioca ou na música eletrônica, gêneros que ainda podem indignar os pais. Hoje em dia tem muito pai roqueiro, é careta ficar ouvindo a mesma música que o pai."

Exatamente o que aconteceu comigo esta semana. Meu filho veio me falar anteontem que os colegas enchem seu saco porque "sou roqueiro".

Eu perguntei: "ué, eles gostam de que?"
- "Hip hop".
- E hip hop é música, rapá? Você que tá na aula de guitarra, sabe que tá há dois meses e ainda nem chegou à metade de Fear of The Dark (Iron Maiden), hip hop nem de guitarra precisa. Sabe como se "toca" hip hop? Com nada, não toca. Não canta. Só fala e coloca um computador lá. Até um cachorro canta e "toca" hip hop. Fala sério, tenha orgulho de gostar de rock, falou?
- É, falou.

Pronto, tô satisfeito :-)

"Nanana o diabo, eu quero é ROCK" (Raimundos).

Viva Ozzy Osbourne, Beatles, U2, Pink Floyd, Raul Seixas, Led Zeppelin, Black Sabbath, Jimi Hendrix, Nirvana, Arnaldo Antunes, AC/DC, Kiss, Sex Pistols, Eric Clapton, Rolling Stones, Clash, Frank Zappa, Iron Maiden, Deep Purple, Elvis, Metallica, Mutantes, Ramones, Queen, Erasmo Carlos, Genesis, B.B. King, Marcelo Nova e Camisa de Vênus, Thin Lizzy, Red Hot Chili Peppers, Zélia Duncan, David Coverdale, Dire Straits, Dio, Lynyrd Skynyrd, Judas Priest, Cream, Garotos Podres, Van Halen, Cazuza, Slayer, Sepultura, Cássia Eller, Rush, Barão Vermelho, Motorhead, Titãs (os antigos Titãs, não esses xaropes de agora) e mais uma porrada de gente que deve estar faltando.

We all came out to Montreux on the
lake Geneva shoreline
To make records with a mobile -
we didn't have much time
Frank Zappa & the Mothers
were at the best place around
But some stupid with a flare gun
burned the place to the ground

Smoke on the water - a fire in the sky
Smoke on the water

They burned down the gambling house -
it died with an awful sound
Funky & Claude was running in and out,
pulling kids out of the ground
When it all was over,
we had to find another place
Swiss time was running out -
it seemed that we would lose the race

Smoke on the water - a fire in the sky
Smoke on the water

We ended up at the Grand Hotel -
it was empty, cold and bare
But with the Rolling Trucks Stones thing just
outside, we made our music there
With a few red lights an' a few old beds,
we made a place to sweat
No matter what we get out of this,
I know, I know we'll never forget

Smoke on the water - a fire in the sky
Smoke on the water

12.7.07

Arrogantes, vão embora!

Não sei se saiu na TV Globo, porque não tenho o hábito de assistir TV, mas normalmente ela não divulga nada que possa ser considerado 'antiamericano'.

Fiquei sabendo dessa agora, lendo no Globo On Line (esse menos tendencioso): os arrogantes norte-americanos colocaram em uma das salas a eles reservadas para o Pan do Rio a frase "Welcome to the Congo". Leia mais aqui.

Povinho imbecil.

10.7.07

As novas 7 Maravilhas do Mundo e as votações pela Internet

Bom, depois de toda esta campanha (da qual eu participei, por duas ou três vezes aqui, pedindo votos pro Cristo), saiu o resultado da eleição das 7 novas maravilhas do mundo, e o nosso Cristo Redentor está entre elas.

Bom, e daí?

O pessoal da Europa está p da vida. Torre Eiffel ficou de fora, o Egito nem quis participar com as Pirâmides de Gizé, alegando que eles não precisam passar por eleição. A UNESCO se recusou a apoiar dizendo que as maravilhas do mundo devem ser escolhidas por critérios técnicos, não por votação. Muita gente chiou porque países com enorme população como o Brasil emplacaram seus símbolos depois de intensa campanha, enquanto que outros países pequenos não conseguiram. Além disso, justificaram a ausência da Estátua da Liberdade como uma resposta anti-imperialista da América Latina (bem-feito pros porcos).

Tá certo, votação pelo celular e pela Internet não tem nenhuma validade, e não deve ser tomada como referência pra nada. Vide aí Maradona ser eleito melhor que Pelé, e Ayrton Senna ganhar de Schumacher. Fica parecendo um consolo pra quem não é o melhor, arrumar um jeito de, nas conversas de botequim, justificar seus argumentos. Enfim, eleição pela Internet/celular não vale nada mesmo.

Mas de qualquer forma, vai ser bom pro Brasil. Mais turistas, mais grana, mais oportunidade pra melhorar a segurança nas cidades, trazer mais empregos. Nós não temos do que reclamar.

A lista das maravilhas "eleitas pela Internet" traz, além do Cristo Redentor, a grande muralha da China, as ruínas de Petra (Jordânia), o Coliseu de Roma, o Taj Mahal e duas maravilhas da nossa América: Machu Picchu (Peru) e Chichén Itzá (México). Veja aqui.

Fica aí a foto da sétima maravilha do mundo junto com a oitava, outra que não precisa também passar por votação :-)

9.7.07

Reconhecimento e diversão

Meu amigo e parceiro do Fotocidadão, o Vini tem feito um trabalho espetacular no site, não só através dos flagras de desrespeito nas ruas como também divulgando, enviando nosso material para os veículos de imprensa.

A recompensa, com as pessoas começando a mandar suas fotos e textos pra colaborar, teve seu ápice esta semana: fomos convidados a fazer uma matéria no Jornal da Alterosa, falando sobre cidadania, nossos objetivos com o Fotocidadão, enfim, uma excelente oportunidade de divulgarmos o site e trazermos ainda mais gente pra participar.

Pra descontrair, depois de finalizada a gravação, fomos conhecer as dependências da TV Alterosa aqui em BH. Um pessoal muito simpático, ambiente muito legal mesmo. O Vini, fanático pelo Cruzeiro, não resistiu e resolveu tirar essas fotos como se fôssemos os "apresentadores" do Alterosa Esporte, confiram aí.

Parabéns, Vini, pelo esforço, parabéns, TV Alterosa, por divulgar essa e outras iniciativas, devagarzinho a gente tem esperança de conscientizar mais e mais gente pra respeitar mais o espaço do outro.