29.9.06

Extinção dos Outdoors e Painéis Eletrônicos em São Paulo

Em São Paulo, foi aprovado nesta terça, 27/09, projeto de lei que prevê a extinção, em um ano, dos outdoors e painéis eletrônicos da cidade. Idéia interessantíssima, pensando no lixo em que se tornaram as metrópoles - aquele trevo na N.S. do Carmo em BH é um monumento ao mau gosto - por causa da utilização indiscriminada desta mídia. Segundo contas da prefeitura de SP, há cerca de 4.500 anúncios regulares na cidade e 15 mil irregulares. Por ano, a arrecadação com eles é de R$ 3 milhões. "A receita é baixa e vamos abrir mão dela para ter uma cidade mais bonita", disse o prefeito.

Nós temos Fernando Pimentel, o melhor prefeito do Brasil, não custa nada sonhar em ter esta idéia por aqui também, apesar de lembrar que só o projeto não adianta nada se não houver vereadores capazes de aprová-lo. E como em BH ouvimos falar que existe o grupo da mídia, o grupo evangélico, o grupo do transporte público, que não deixa o metrô evoluir, etc, não é tão fácil assim. Mas vale o exemplo - e olha que veio do PFL, partido que não esconde ninguém sua preferência pelos empresários.

Como não existe nada de graça no mundo e a maioria dos políticos jamais abre mão de receita pra "deixar a cidade mais bonita", fico pensando a quem interessa ou de quem partiu esta idéia. Será que partiu das rádios/TVs/Jornais (leia-se Rede Globo), que ampliarão o poder comercial sobre a publicidade, virando quae um monopólio? Vamos ver os capítulos seguintes.

Notícia original clicando aqui

Em tempo: não fui ao passeio de bicicleta no Dia Mundial sem Carro. O tempo estava horrível e tinha coisa muito mais interessante pra fazer :-) Alguém foi ou ouviu falar o que rolou?

27.9.06

Leitor de livro eletrônico - será que finalmente vai pegar?

Tem gente que acha que não vai pegar com o velho discurso saudosista de que "passar as páginas do livro e sentir seu cheiro é um prazer incomparável", assim como tinha gente que gostava dos estalos do vinil ou de levar filme pra revelar. Acho que só não pegou até hoje porque custa caro. E aí cai no velho dilema-da-mula (proibido pra menores): barateia se vender mais, vende mais se baratear. Quem vai arriscar?

A Sony começará a vender um leitor de livros eletrônicos em lojas e na internet nos Estados Unidos até o final de outubro, e inaugurou um serviço online de venda de livros para seu aparelho, disse a companhia nesta quarta-feira (27/09).



A tela do Portbale Reader System PRS-500 usa a tecnologia de papel eletrônico da empresa E-Ink para diminuir seu consumo de energia. O display monocromático precisa ser energizado apenas quando uma nova página é exibida. Quando a energia é cortaa, a última página visualizada se mantém visível.


O leitor custará cerca de 350 dólares, incluindo um cabo USB para integrar livros e um adaptador de energia para carregar a bateria interna, que terá autonomia para carregar cerca de 7.500 novas páginas de livros.

Lição de marketing esportivo - Galo estende promoção para aquisição de réplica de camisa

Não sou atleticano, mas as últimas iniciativas de Marketing do Galo são de se tirar o chapéu. Primeiro começaram a vender uma 'réplica' (em que difere da oficial? No material da camisa? Material de camisa esportiva é um saco mesmo, deixa a gente fedendo, prefiro camisa de malha) da camisa oficial, por quase a metade do preço - só um louco pra dar R$ 130 numa camisa que deixa a gente fedendo.

Agora, dão 20% de desconto se você trocar a sua pirata, e em 4 dias, já venderam mais de 1000. Os postos de venda das camisa são: Loja do Galo, na Rua Bernardo Guimarães, 2400 (Lourdes) e no Labareda, que fica na Avenida Portugal, 4020 (Itapoã

Parabéns, Álvaro & companhia, é um orgulho pra quem trabalha com marketing e pra quem gosta de futebol saber que existe vida inteligente no futebol mineiro.

Link pra notícia do Lance - clique aqui
------------------------------------------------

18.9.06

Wimax pra que, afinal?

Toda matéria sobre tecnologia que sai na imprensa "convencional" é cheia de bobagens (aliás, todo mundo que já deu entrevista pra qualquer veículo sabe como eles distorcem e atribuem coisas que não foram ditas, não sei se intencionalmente). Mas essa matéria de hoje no Globo é interessante, porque fala do Wimax já mostrando as aplicações que podem ter, como o texto abaixo:

-----------------------------------------------------------
Com chips habilitados para WiMax, em um cenário futurístico, podemos pensar em qualquer coisa acessando a internet, como máquinas de refrigerante conversando com a geladeira ou eventualmente com você. Existem grupos de estudos que analisam, por exemplo, diagnósticos de carros à distância, formas de saber se falta Coca-Cola em uma máquina ou de ligar o ar-condicionado de casa remotamente - disse Almeida.
-----------------------------------------------------------

Leia a matéria completa (é necessário se cadastrar no Globo, mas é gratuito e rápido) clicando aqui

15.9.06

"Lulassauro" :-)

Vejam que peixe interessante... meio elo perdido, muito legal.

Peixe com patas e bico é pescado em São Gonçalo

Pescador mostra o peixe. Foto de Guilherme PintoPescador mostra o peixe. Foto de Guilherme Pinto


RIO - Pescadores da Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, tiveram na manhã desta quinta-feira uma surpresa ao recolher uma rede: pegaram um peixe com bico e patas. Segundo especialistas, o animal é conhecido como peixe-morcego e, ocasionalmente, pode ser encontrado na Baía de Guanabara. Mas foi a primeira vez que pescadores da colônia da Praia das Pedrinhas viram o espécime.

Emmanuel Gomes da Silva, que ganhou o animal de um outro pescador, disse que, depois de muitos palpites, o estranho visitante da Praia das Pedrinhas foi batizado de "Lulassauro". E explicou:

- Só ele sobrevive no meio de tanta podridão.

A Microsoft contra-ataca: Zune




Dois dias depois de a Apple anunciar um monte de novidades, entre as quais, a nova família de tocadores de mídias digitais iPod, a Microsoft anuncia o Zune. O aparelho terá 30GB, rádio FM, conexão wireless, tela de 3 polegadas e será oferecido em três cores: branco, preto e marrom.

A rede wi-fi permitirá o compartilhamento de músicas, listas de reprodução e fotografias com outros usuários do Zune. Será possível escutar uma música de outro aparelho durante três dias. Depois, somente com a compra da mesma no Zune Marketplace, a versão do tio Bill para a loja virtual da Apple, a iTunes Music Store. Quem for um consumidor de músicas voraz e com o bolso cheio poderá adquirir o "Zune Pass", uma assinatura sem limites para downloads. Os preços ainda não foram divulgados.

Será que isso vai reacender a velha briguinha que existia entre Windows e Mac OS, "o bem contra o mal"? Era muito engraçado :-)

11.9.06

Bicicleta em BH? Impossível :-)

Concordo com as manifestações do Eduardo Davis e de mais gente que me enviou e-mail sobre o absurdo que é tentar andar de bicicleta em BH. Eu realmente não tinha pensado por este lado, mas no texto está escrito isso. E não tem jeito mesmo, só funcionaria em uma cidade plana, como acontece em Governador Valadares. De qualquer forma, vale chamar a atenção pro caos em que nosso trânsito está se transformando, alguma coisa tem que ser feita.

Em Porto Alegre, o centro da cidade é (ou pelo menos era, há uns 5 anos quando estive lá) fechado para automóveis particulares, só táxis entram, e ônibus se aproximam mas páram no entorno. Acho que era assim, não me lembro bem, mas não havia tráfego intenso e a maioria das pessoas andava a pé no centro, não sei bem qual a regra pros carros particulares. Há vários tipo de ônibus, grandes e ruins como os daqui e minivans, microônibus, etc, pra todos os gostos e bolsos. Alguém tem outra idéia?

6.9.06

22/09 - Dia Mundial sem Carro

Numa semana em que estivemos comentando aqui na Task como o trânsito está ruim (o que é a Av. do Contorno na Floresta? Nunca vi coisa igual), vem essa ótima notícia, enviada pelo meu amigo "geração saúde" (haeueue) Jucks Escobar para comemorar o Dia Mundial sem Carro (22/09).

Na noite de 22 de setembro de 2006, será realizada em Belo Horizonte uma pedalada-manifesto cuja finalidade é chamar a atenção para o uso da bicicleta como meio de locomoção na cidade. Panfletos educativos serão distribuídos aos ciclistas participantes e aos motoristas parados nos semáforos do percurso, fornecendo informações sobre segurança no trânsito e mostrando a necessidade de respeito à bicicleta como um veículo, conforme estabelece a lei. Espera-se para o evento algumas centenas de ciclistas, que participarão, após a pedalada, de um sorteio de dezenas de brindes doados por várias empresas apoiadoras da iniciativa. A participação é livre para qualquer ciclista e é gratuita, exigindo-se apenas a obediência às regras de trânsito durante a pedalada. Haverá ainda um concurso de frases destacando as vantagens da bicicleta como meio de transporte. As frases ficarão afixadas em plaquetas nos guidons das bicicletas, visíveis pelos motoristas, e as melhores receberão prêmios. Diversos ciclistas usarão máscaras cirúrgicas, chamando a atenção para a contaminação do ar provocada pelo uso excessivo de automóveis.

Para maiores informações, visite o site oficial do evento clicando aqui ou acessando
http://www.mountainbikebh.com.br/22setembro/

Eu vou!!!

5.9.06

Fim do voto secreto na Câmara dos Deputados

Nem que seja às vésperas da eleição fazem uma coisa certa...

Adivinhem quais os partidos que colocaram restrições a esta abertura, pra poderem fazer conchavos (e traições, como as que colocaram Severino na presidência da Câmara) como sempre fizeram? Uma foto autografada do FHC e do ACM pra quem adivinhar :-)

http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/noticias/2006/set/05/270.htm

1.9.06

FOI SÓ MANDAR UM BRASILEIRO PRO ESPAÇO QUE JÁ SUMIU UM PLANETA

Frase do dia (Sacanagem)

Baltar me enviou esta: “FOI SÓ MANDAR UM BRASILEIRO PRO ESPAÇO QUE JÁ SUMIU UM PLANETA.”

Falar neste Marcos Pontes, ele pode (será?) ser mais uma vítima da boataria na Internet. Li que largou o cargo público - depois de muito investimento do governo - pra trabalhar na iniciativa privada, e a depois recebi pela Internet que seria candidato a deputado federal, senador, etc. Aliás, essas coisas saíram em jornais também, pelo que me lembre, pois não costumo considerar e-mails sem fonte de jornal ou veículo de imprensa confiável. Mas que essa de ficar indo à Ana Maria Braga e Faustão é demais, isso é.

No seu site www.marcospontes.net, ele escreve sua defesa (só na Internet acontecem essas coisas: o cara ter que se defender de boatos infundados e anônimos) de maneira muito interessante, vale a pena ler clicando aqui.

E aí, alguém sabe mais sobre a história?